RNP participa da abertura do PET-Saúde: Informação e Saúde Digital

agosto 8, 2025
Home 9 Noticias 9 RNP participa da abertura do PET-Saúde: Informação e Saúde Digital

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou, em 4 de agosto, da live de lançamento do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde: Informação e Saúde Digital (PET-Saúde: I&SD), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação para impulsionar a transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS).

A participação da RNP se deu por meio do, especialista em Saúde Digital da instituição e coordenador da Rede Universitária de Telemedicina América Latina e Caribe (RUTE-ALC), Paulo Lopes, a convite da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI). Em sua fala, Lopes agradeceu aos secretários Ana Estela Haddad (SEIDIGI) e Felipe Proenço (SGTES) e destacou os 20 anos da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), serviço da RNP que conecta instituições de saúde e educação em uma rede colaborativa.

Segundo Lopes, iniciativas como o SIG PET I&SD e a Rede Brasileira de Telemedicina (RBT) têm papel essencial na formação de capital humano, no fortalecimento de recursos e ambientes de trabalho e no enfrentamento dos desafios da transformação digital na saúde.

O PET-Saúde: I&SD busca integrar ensino, serviços de saúde e comunidade, capacitando estudantes e profissionais para o uso ético e estratégico de tecnologias digitais. Entre os eixos de atuação estão a formação crítica em saúde digital, o desenvolvimento de soluções inovadoras — como aplicativos e sistemas interoperáveis — e a promoção da cultura de dados seguros.

O Edital Conjunto SEIDIGI/SGTES-MS nº 1/2025 selecionou 91 projetos de Instituições de Ensino Superior (IES), em parceria com secretarias de saúde de todos os estados e do Distrito Federal, reunindo mais de 700 grupos de aprendizagem tutorial em áreas como Ciência da Computação, Engenharia Biomédica, Ciência de Dados, Direito, Economia e Saúde Coletiva.

A transmissão contou com a presença de coordenadores(as) de projetos, estudantes, docentes, preceptores e orientadores de serviços, além de representantes de instituições e entidades parceiras, como ANDIFES, CONASS, CONASEMS e núcleos de Telessaúde.

Assista à gravação da live no YouTube: