Criada em 2016 a partir da parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a RNP, a NutriSSAN está vivendo um período especial de crescimento e fortalecimento da sua rede. Só no primeiro semestre de 2020, foram criados oito novos Grupos de Interesse Especial (SIGs), com participantes de diversos países do mundo, o que reforça o objetivo da iniciativa de promoção do debate sobre a soberania e segurança alimentar e nutricional.
“A construção de uma rede colaborativa é complexa e exige a compreensão, a motivação e o esforço de todos os membros da rede, além de uma tecnologia e uma metodologia sólida que permita a integração e a colaboração em rede. É justamente por isso que a NutriSSAN está, agora, iniciando seu estágio de crescimento acelerado”, analisa o coordenador da plataforma na RNP, Luiz Ary Messina.
Até o início do ano, a plataforma contava com sete SIGs:
- SIG Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
- SIG Alimentação, Nutrição e Cultura
- SIG Articulação em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Nordeste
- SIG DHANA
- SIG Dietética
- SIG Obesidad
- SIG Segurança de Alimentos
Em apenas seis meses de 2020, oito novos grupos, com novos temas, foram criados:
- SIG Articulação em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional do Sudeste (LASSAN)
- SIG Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
- SIG Guias Alimentares na América Latina
- SIG Paisagens, autonomia, segurança e soberania alimentar e nutricional.
- SIG Pesquisa e Publicações do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação – SSAN
- SIG Sistemas Agroalimentares Sustentáveis
- SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional da região Norte
- SIG Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Populações Campesinas, Tradicionais e Indígenas
Atualmente, a NutriSSAN conta com cinco unidades espalhadas pelo país, mas também conta com colaboradores na América Latina e nos países de língua portuguesa, que realizam e participam de sessões dos SIGs voltadas para discussões sobre temas inseridos no contexto global de segurança alimentar e nutricional.
Confira a agenda de programação dos SIGs
Você conhece a NutriSSAN?
Ela é uma rede de colaboração de comunidades, através de uma plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação, que se incorpora às estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) como ferramenta de apoio na articulação e integração entre pesquisadores, extensionistas, estudantes e a sociedade.
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI) e a organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), inicialmente articulada em conjunto com o Ministério de Relações Exteriores. A RNP reúne grande expertise diante da experiência relacionada à Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).
O objetivo da NutiSSAN é apoiar a articulação em redes favorecendo a formação, a educação permanente e a atuação em pesquisa e extensão de modo colaborativo. O funcionamento da plataforma se dá pela animação e participação ativa de seus membros organizados em unidades e SIGs, que promovem sessões, por meio de videocolaboração, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância.