Oficina de imersão realizada em Brasília formaliza parceria entre RNP, MEC e Ufal em prol da construção da Plataforma de Dados da Educação

Home 9 Pesquisa e Desenvolvimento 9 Oficina de imersão realizada em Brasília formaliza parceria entre RNP, MEC e Ufal em prol da construção da Plataforma de Dados da Educação

Nos dias 23 e 24/11, as instalações da Escola Superior de Rede (ESR), em Brasília, abrigaram a primeira oficina de imersão da Plataforma de Dados da Educação, que reuniu representantes da RNP, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Ministério da Educação (MEC). 

O evento teve como objetivo nivelar a compreensão das atividades propostas nos planos de trabalhos das instituições, além de ajustar os cronogramas previstos no projeto, que almeja a construção de uma plataforma abrangente, unificando múltiplos conjuntos de dados, desde informações sobre estudantes e profissionais da educação até dados relacionados a instituições de ensino e gestão de programas educacionais.

A abertura da oficina contou com a presença de Fábio Campelo, subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, do vice-diretor do NEES/Ufal, Diego Demerval, do gerente de Soluções da RNP Roosevelt Benvindo, e da Gerente de Projetos Digitais, Nirian Santos, reforçando o comprometimento das instituições envolvidas.

Campelo destacou a importância do alinhamento entre MEC, RNP e UFAL para o desenvolvimento da solução. “Um projeto complexo como o da plataforma necessita da participação alinhada de todos os atores envolvidos.  Nesse sentido, a iniciativa da oficina promovida pela RNP é um passo importantíssimo para ampliar as chances de que os objetivos sejam cumpridos e que, em um horizonte próximo, possamos criar um ambiente compreensivo de interoperabilidade para a Educação do Brasil”, declarou.

Durante a sua fala, Roosevelt Benvindo enfatizou o compromisso da RNP com as metas do projeto, destacando os desafios de integração com as iniciativas simultâneas a serem conduzidas pela RNP, MEC e UFAL. “Estamos aqui para trabalhar de forma colaborativa na elaboração da estratégia mais eficaz para o projeto”,  ressaltou.

A programação incluiu uma avaliação abrangente dos cenários dos planos de trabalho das instituições, compartilhados na manhã do primeiro dia. A parte da tarde foi marcada pela realização de dinâmicas de cocriação conduzidas por pesquisadores do NEES e contou com a participação ativa de todos os presentes. Nesse momento, buscou-se um alinhamento sobre temas relacionados ao Sistema Educacional Brasileiro, além de análises técnicas e políticas visando aprofundar e delimitar os aspectos técnicos, organizacionais e políticos da governança de dados na Educação.

A colaboração entre RNP, NEES e MEC visa estabelecer bases sólidas para ações conjuntas, visando a interoperabilidade e a eficiência na gestão de dados educacionais. Espera-se que essa iniciativa resulte na melhoria da tomada de decisão, promova a transparência no sistema educacional e forneça insights valiosos para pesquisadores, educadores e gestores. 

O engajamento de gestores e especialistas nos dois dias de trabalho demonstrou a relevância atribuída a essa colaboração estratégica, consolidando uma parceria sólida em direção ao avanço da educação no Brasil. O futuro da Plataforma de Dados da Educação parece promissor, com a expertise técnica da RNP, o conhecimento acadêmico do NEES/Ufal e o respaldo do MEC convergindo para impulsionar melhorias significativas no sistema educacional do país.

Para a gerente de Projetos Digitais da RNP, Niriam dos Santos, a realização da oficina consolida a sinergia das iniciativas e fortalece a colaboração, além de otimizar eficiência e promover inovação. “Essa abordagem contribui não apenas para o projeto, mas também fortalece laços interpessoais, essenciais para o sucesso a longo prazo”, comemorou.