Plataforma virtual desenvolvida por Grupo de Trabalho busca promover o cuidado integrado em diferentes níveis de atenção à saúde

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Desenvolver e customizar uma plataforma como solução de cuidado virtual que permite aos prestadores de serviços de saúde oferecer atendimento clínico de alta qualidade e econômico a distância. Esse foi o objetivo do GT Plataforma Digital de Colaboração – Rede de Cuidado Integrado (GT-PDC-RCI), selecionado do Programa de P&DI Serviços Avançados da RNP em 2022.  

A proposta do GT para desenvolvimento dessa solução, também chamada de Clínica Virtual – Cuidado Integrado em Equipe, se justifica pela observação da falta de ferramentas com essa finalidade para o atendimento assistencial na área de saúde.  

Segundo a coordenadora do GT e professora do Centro de Estudos em Telecomunicações da PUC-Rio (CETUC), Marlene Pontes, parte da fragmentação assistencial se explica pela ausência de ferramentas para estabelecer a colaboração e a comunicação entre os profissionais nos diferentes níveis de cuidado da saúde e permitir o compartilhamento de informações sobre os pacientes, especialmente na transição do cuidado. Um exemplo disso é quando o paciente passa de uma equipe para outra pela necessidade de um atendimento em outra especialidade, ou quando o paciente deixa de ser tratado pelos profissionais de saúde e passa a ser atendido por cuidadores, familiares ou pessoas responsáveis pelo paciente.  

“Outro fator que contribui para a fragmentação do cuidado é o uso de aplicações de saúde digital não integradas que dificultam uma visão compartilhada das informações de saúde nos diferentes níveis de atenção”, explica a coordenadora. “A integração dessas aplicações é complexa tanto sob o ponto de vista tecnológico como do ponto de vista de negócio. Este problema é observado tanto no sistema de saúde público como no privado”.  

Solução promove a integração no cuidado em equipe de ponta a ponta 

Nesse sentido, a plataforma Clínica Virtual – Cuidado Integrado em Equipe integrará, em um só ambiente, aplicações digitais existentes nos estabelecimentos de saúde, tais como, telemedicina e telessaúde, prontuário eletrônico e call center, com recursos de comunicação e colaboração – por exemplo, integração com WhatsApp, serviços de vídeo e voz e troca de informações entre os participantes da equipe de cuidado (pacientes, familiares, médicos, enfermeiros e demais profissionais de cuidados médicos). 

Para que a integração fosse possível, foi adotada a arquitetura de Plataforma de Comunicação como Serviço, que permite a efetividade das aplicações de saúde digital, estabelecer a colaboração efetiva e a comunicação segura entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais de saúde e pacientes e melhorar a experiência digital dos usuários.  

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Também está sendo construído um modelo de negócio próprio para plataformas digitais considerando, por um lado, os clientes do mercado-alvo – no Sistema RNP (Hospitais RUTE e Sistemas Municipais de Saúde) e fora dele (Hospitais Privados) – e por outro ângulo, os produtores de aplicações de saúde digital que podem integrar seus produtos e aplicações à Plataforma (GT’s RNP, desenvolvedores de Prontuários Eletrônicos, Núcleos RUTE Startups de Aplicações para Saúde Digital) com uma proposta de valor diferenciada para cada um deles. 

O projeto é executado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, por uma equipe formada por pesquisadores, professores, doutores, especialistas, engenheiros e técnicos dos departamentos e laboratórios das áreas de Engenharia Elétrica e Informática e a colaboração de um consultor médico, Dr. Leonardo Frajhof, como apoio para as decisões relacionadas aos quesitos e procedimentos médicos que são tratados neste projeto. A PUC-Rio conta com a parceria da Startup Engenharia do Cuidado. Aprovado para a fase 2, está na fase de revisão de Modelo de Negócios e implantação da plataforma em clientes potenciais (Early Adopters). 

Algumas possibilidades da plataforma:  

  • Permite prestar e gerenciar serviços de saúde digital, como, por exemplo, consultas virtuais – Teleinterconsultas e Teleconsultas. 

  • Com a ajuda de uma assistente virtual, a Rita, os profissionais de saúde e os pacientes poderão solicitar, agendar, realizar e gerenciar as consultas virtuais com facilidade, eliminando tarefas que consomem tempo e não agregam valor ao serviço.  

  • O Consultório Virtual funciona integrado com outras aplicações como, por exemplo, central de atendimento inteligente omnichannel, mensageria segura e agenda.  

  • Os registros das jornadas de cuidado virtual, opcionalmente, poderão ser armazenados em servidor FHIR e podem ser compartilhados com os participantes e interoperar com a Rede Nacional de Dados de Saúde proporcionando aos usuários do SUS a melhor experiência da jornada de cuidado conectado, deixando de ser apenas uma oportunidade para a substituição do atendimento presencial. 

Acesse o site do projeto para saber mais.