O projeto Fibre (Experimentação no Futuro da Internet entre Brasil e Europa), que desenvolve uma infraestrutura compartilhada para pesquisa experimental em Internet do Futuro, teve seus resultados apresentados em um workshop promovido pelo governo federal e pela Comissão Europeia durante o 34º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2014), realizado em Brasília no mês de julho.
O workshop reuniu apresentações dos nove projetos financiados por meio de duas chamadas coordenadas entre o Brasil e a União Europeia para Tecnologias de Informação e Comunicação, realizadas em 2010 e 2012. Além disso, foi anunciado a publicação, ainda em 2014, da terceira chamada coordenada, que contemplará novos projetos de colaboração em pesquisa e desenvolvimento.
A RNP é uma das dez instituições brasileiras que participam do projeto Fibre na construção do ambiente de experimentação (testbed), que agora está operacional. Em outubro de 2014, o projeto, selecionado na primeira chamada coordenada de 2010, fará sua apresentação final em Bruxelas, perante a banca de avaliadores. “Esse ambiente de experimentação oferecerá um grande serviço para os pesquisadores brasileiros e europeus com propostas de novas arquiteturas e aplicações para a internet”, afirma o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Michael Stanton.
Iniciado em outubro de 2011 e com duração estendida para 36 meses, o projeto conta com a participação de 16 instituições, sendo dez do Brasil, cinco da Europa e uma da Austrália. No futuro, o ambiente Fibre brasileiro será interconectado a ambientes semelhantes na Europa e em outros países, permitindo realizar experimentos usando recursos no Brasil e no exterior.
Crédito da foto: SBC