Ebserh
A Secretaria Executiva do Ministério da Educação (SecEx/MEC) solicitou à RNP, em 15 de abril de 2013, um projeto para a integração da Rede de Gestão de Hospitais Universitários (RGHU) coordenada pela Ebserh. O projeto tinha como objetivo fornecer comunicação pública de internet e comunicação privada de intranet aos Hospitais Universitários Federais (HUFs) e à Administração Central da Ebserh. A partir de então, foram estabelecidos novos escopos que transbordaram para além da conectividade, abarcando, também, a implementação de serviços, soluções e apoio em ações de segurança da informação.
O Papel da RNP
A RNP trabalhou na modelagem de uma rede que suportasse a gestão para os Hospitais Universitários Federais (HUFs), que fosse interligada de forma autônoma, independente da gestão de TIC e administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Atualmente, a organização apoia a Ebserh no desenvolvimento e implementação de duas soluções complementares para o cruzamento de informações de pacientes: a Rede Ebserh de Dados em Saúde (REHDS) e a plataforma HU Digital, além de ações pontuais de segurança da informação e implementação de serviço de armazenamento de dados em nuvem (STaaS).
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
Plataformas digitais
IMPACTO SOCIAL
A Rede de Gestão de Hospitais Universitários (RGHU) modelada, desenvolvida e implementada pela RNP interconecta, de forma segura, 45 unidades da Ebserh localizadas em 24 estados e no Distrito Federal, conectando mais de 30 mil computadores de Hospitais Universitários Federais (HUFs), o que beneficia cerca de 120 mil usuários.