Internet Brasil
O Internet Brasil visa entregar para até 770 mil alunos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal “chips neutros” (eSIM Cards desvinculados de operadora) para acesso gratuito à internet. O programa é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e executado pela RNP. Destina-se a uma parcela significativa da população que, apesar de possuir telefone celular, tem dificuldade para encontrar sinal gratuito de Wi-Fi em locais públicos ou contratar pacotes de dados das operadoras.
O Papel da RNP
A RNP é executora da prova de conceito (PoC) para 10 mil alunos. E trouxe uma inovação importante para a iniciativa: os chips neutros, os e-SIM Cards, que não são de propriedade de nenhuma operadora específica e possibilitam a definição remota do fornecedor a ser utilizado. Dessa forma, o programa não fica dependente de uma empresa contratada e, por consequência, do seu chip, podendo se conectar à rede 3G e 4G mais adequada em cada região. A expectativa é que o MCom possa escalar o uso dessa tecnologia, se bem sucedida.
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
Cocriação e UX
Plataformas digitais
Tecnologia
Gerenciamento de Dados
Segurança e privacidade
IMPACTO SOCIAL
O Internet Brasil nasceu para promover a inclusão digital, possibilitando o acesso a recursos educacionais digitais e o uso para outras finalidades de suas famílias. Atualmente, mais de 10 mil alunos de 41 escolas já estão sendo beneficiados nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com os chips de acesso móvel, os estudantes podem desenvolver atividades educacionais que complementam o que aprendem em sala de aula. Na época da pandemia de Covid-19, esse acesso foi fundamental para a continuidade das atividades educacionais em casa, nos períodos de fechamento das instituições.