Nordeste Conectado
Parceria do Ministério das Comunicações (MCom) e a RNP, o Nordeste Conectado visa levar mais conectividade para 20 cidades distribuídas em cinco estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. A expansão e a interiorização serão alcançadas por meio da implantação de equipamentos para promover o tráfego de dados ao longo da rede de fibra óptica da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), permitindo uma taxa de transmissão de dados inicial de 100 Gb/s, além da implantação e expansão de redes metropolitanas e instalação de Wi-Fi em praças públicas.
O Papel da RNP
A RNP é executora da primeira fase do Programa. A iniciativa foi viabilizada graças à parceria firmada em acordo de cooperação técnica entre RNP e Chesf, em que esta usa capacidade da rede acadêmica e, em troca, faz cessão de uso não oneroso de sua infraestrutura.
Já estão em operacionais: as conexões do anel Nordeste da rede acadêmica da RNP em parceria com a Chesf a 100 Gb/s; os trechos de longa distância entre o Piauí e a Bahia, entre Bom Jesus da Lapa e Barreiras (BA); e entre Camaçari e Teixeira de Freitas (BA). Também estão ativas as redes metropolitanas de Redenção (CE) e revitalizadas as redes de Crateús (CE), Iguatu (CE), Juazeiro do Norte (CE), Quixadá (CE) e Crato (CE).
Foram entregues redes Wi-Fi com Wi-Fi Brasil e eduroam em Serra Talhada (PE), Feira de Santana (BA), Redenção (CE), Crateus (CE), Iguatu (CE), Juazeiro do Norte (CE), Quixadá (CE) e Crato (CE).
SERVIÇOS EMPREGADOS
Conectividade
IMPACTO SOCIAL
Universidades federais, institutos federais e unidades de pesquisa poderão usufruir de uma rede de alta velocidade, com banda larga a partir de 100 Mb/s. Quando finalizado, serão mais de 300 pontos de acesso da rede sem fio eduroam e 40 praças públicas com acesso à internet wi-fi nas 20 cidades contempladas. Isso conecta mais e melhor o ensino e a pesquisa da região graças a parcerias com provedores privados, fomentando a economia e desenvolvimento local.