Norte Conectado
Criado pelo Ministério das Comunicações (MCom), o Norte Conectado expande a infraestrutura de conectividade na Região Amazônica, por meio da implantação de cabos de fibra óptica subfluvial. A primeira infovia construída foi coordenada pela RNP, conectando Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Santarém.
Outras oito infovias serão implantadas pelo programa, somando 12 mil km de redes que conectarão à internet 58 cidades do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima. No total, estima-se que 10 milhões de pessoas serão beneficiadas.
O Papel da RNP
A RNP executou o projeto piloto, a Infovia 00, operacional desde julho de 2022. Para isso, selecionou empresas para realizarem o Estudo de Rota Aprimorada (ERA), instalarem os cabos de fibra óptica subfluvial e ainda qualificou os interessados em integrar o consórcio de Operador Neutro da Infovia 00.
O conceito de Operador Neutro é uma inovação da RNP, que prevê a operação, manutenção e comercialização de partes da infraestrutura, capacidades inteiras ou frações, para provedores de telecomunicações. Trata-se de uma forma de compartilhamento com o setor privado que que iguala as condições de competitividade. O operador neutro também mantém, de forma não onerosa, os serviços de telecomunicações para uso das políticas públicas federais.
IMPACTO SOCIAL
Com 770 km de extensão, Infovia 00 beneficia até 1 milhão de habitantes, atendendo às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário. O projeto é inovador, por seu baixo impacto ambiental. Uma vez que usa os leitos dos rios para chegar até a população, não promoveu desmatamento, como ocorreria caso a instalação dos cabos tivesse sido feita por via terrestre.