Programa Norte Conectado
O Programa Norte Conectado foi criado pelo Ministério das Comunicações (MCOM) com a missão de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Por meio da implantação de um backbone em fibra óptica, composto por oito infovias, o Programa vai atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário , e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa.
Papel da RNP
A RNP foi a executora do projeto piloto, a Infovia 00, que interliga cinco cidades: Macapá, Almeirim, Monte Alegre, Alenquer e Santarém. A Infovia 00 é a primeira entre as oito infovias do programa, liderado pelo Ministério das Comunicações.
O trabalho consistiu em um processo de seleção para contratação de serviço de instalação de cabos ópticos subaquáticos, a realização de um Estudo de Rota Aprimorada (ERA), o transbordo do cabo de fibra óptica subfluvial, e a qualificação dos interessados em integrar o consórcio que atuará como Operador Neutro da Infovia 00.
Sobre a
Infovia 00
A Infovia 00 interliga Macapá (AP) a Alenquer (PA), passando pelos municípios de Almeirim, Monte Alegre e Santarém, atendendo a cerca de 1 milhão de pessoas. O projeto é considerado de baixo impacto ambiental, uma vez que usa os leitos dos rios para chegar até a população e não requer desmatamento, caso a instalação dos cabos fosse feita por via terrestre.