Rede de e-Ciência
A Rede de e-Ciência é uma nova infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com “big science”, ou seja, possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados.
A Rede de e-Ciência conta com políticas e serviços especializados para fluxos de dados científicos e atende especialmente Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que operam centros de supercomputação, laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa em geral.
O Papel da RNP
A infraestrutura óptica nacional é operada pela RNP e vem sendo renovada de forma a permitir que a capacidade do backbone possa ser facilmente escalável para múltiplas conexões de 100Gbps.
Ao longo de três anos, espera-se que pelo menos 12 novos centros de pesquisa brasileiros façam parte da Rede de e-Ciência, além do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Senai-Cimatec e o do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE).
SERVIÇOS EMPREGADOS
N/A
IMPACTO SOCIAL
Com a implantação desses múltiplos canais de alta velocidade, podemos oferecer conectividade com garantia de largura de banda abundante e melhor experiência do usuário, especialmente para os centros de pesquisa que precisam ser atendidos com políticas e serviços diferenciados daqueles hoje oferecidos para as instituições que atuam na cauda longa da ciência.