Até o final do mês de outubro, estará concluída uma grande expansão da espinha dorsal da rede metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, a rede Giga Natal, inaugurada em 2008 e parte da iniciativa da Redecomep, coordenada pela RNP.
Os 40 km iniciais serão ampliados com mais 120 km, totalizando 160 km de fibra óptica, o que possibilitará a interligação dos diferentes campi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), além de escolas de referência, todos em localidades da região metropolitana de Natal. Além da capital potiguar, a região envolve os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Macaíba.
“Essa expansão é muito importante para o IFRN, uma vez que a rede Giga Natal tem fornecido conectividade com qualidade e velocidade compatíveis com as necessidades atuais do instituto. Das 20 unidades que temos em todo o Estado, oito funcionam na região metropolitana de Natal e, atualmente, em qualquer unidade do IFRN, é imprescindível o bom funcionamento dos links de conectividade”, explica o diretor de Gestão de TI do IFRN, Alex Fabiano Furtunato. “Grande parte dos benefícios que temos com a rede se deve à excelente gestão por parte do PoP-RN, que tem buscado um modelo autossustentável que possibilite uma ótima estabilidade nos serviços prestados. Sem uma iniciativa como a da Giga Natal, estaríamos gastando muito mais recursos para obter o mesmo serviço na iniciativa privada”, ressalta.
Na UFRN, além da expansão da Giga Natal, a velocidade da rede é fundamental para que serviços avançados de comunicação, como a telefonia IP (VoIP), a videoconferência e a telemedicina, já consolidados no Campus Central da universidade, possam ser oferecidos nas demais unidades da instituição. “Pesquisas que demandam redes de alta velocidade também poderão ser desenvolvidas em nossos quatro campi do interior. Um dos grandes beneficiados será o campus de Macaíba, onde se encontram o Instituto de Neurociências de Natal e o Instituto do Cérebro, ambos com data centers que necessitam trafegar grandes volumes de dados”, destaca o diretor-superintendente de informática da universidade, Aluízio Rocha.
O projeto de expansão da Giga Natal está sendo empreendido pela UFRN, em parceria com a RNP, com recursos federais do Ministério da Educação (MEC). A UFRN é a instituição-líder na utilização da rede e também a responsável pela captação dos recursos que permite a operação da rede e a manutenção da sua infraestrutura.
Além dos 160 km da espinha dorsal da rede, estão sendo construídos 300 km de rede de acesso, para capilarização da rede principal, com derivações que partem de determinados pontos e que chegam a cerca de 350 escolas municipais da Grande Natal. A expansão também permitirá a inclusão futura de postos de saúde e unidades ligadas à segurança pública como delegacias. A previsão de término de conclusão das obras dessa rede de acesso e da ativação das ligações da maioria das escolas está prevista para meados de 2015.