Foi inaugurada nesta segunda, dia 8/12, a Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF), iniciativa coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), e abrange os municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
A cerimônia foi realizada no Auditório do Campus Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com a presença do prefeito municipal de Petrolina, Júlio Emílio Lóssio; do prefeito municipal de Juazeiro, Isaac Carvalho; do presidente do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Frederico Cavalcanti; do reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima; do diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi; e do presidente do Comitê Gestor da RedeVASF, Jonildo Cordeiro, além de representantes das instituições que compõem a rede: em Petrolina, o ITEP, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE) e a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE); e em Juazeiro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).
Para a implantação da RedeVASF, foram investidos R$ 1.800.000 em 90 km de rede óptica, que interliga instituições de pesquisa e educação nos municípios de Petrolina e Juazeiro. Segundo Eduardo Grizendi, essa é a primeira rede implementada entre dois Estados. “Nosso objetivo é oferecer melhores serviços às instituições usuárias da RNP e a RedeVASF, por ser uma rede de fibra óptica, possibilitará melhor conectividade à rede acadêmica e serviços como video e webconferência, VoiP, entre outros”, destacou. Além de apresentar a rede em sua extensão, o diretor mencionou a disponibilidade de operação em 1 Gb/s.
Júlio Lossio ressaltou a importância da nova rede. “Quando recebi a notícia da implantação da RedeVASF, na minha primeira gestão, fiquei muito interessado. Foi na época em que criamos a Vale Digital, e, como gestores, precisamos desenvolver o campo de pesquisas científicas e de integração entre universidades e unidades de pesquisa. Em parceria tudo fica mais viável”, afirmou o prefeito de Petrolina. Isaac Carvalho engrossou o coro. “A RedeVASF é a primeira interestadual e Juazeiro é o único contemplado no interior da Bahia. Dos 90km de fibra óptica, 35 km passam pelo município. Espero que essa parceria continue forte para que possamos potencializar ainda mais a nossa região e, em breve, exportar não só frutas como tecnologia”, lembrou o prefeito de Juazeiro. O presidente do ITEP, Frederico Cavalcanti, não só destacou a importância da parceria com as prefeituras dos dois municípios para operacionalizar a rede como mencionou “uma futura ampliação para se pensar”.
A RedeVASF parte da fase de expansão do programa Redecomep, que atualmente está presente em 24 capitais brasileiras e 17 regiões metropolitanas de seis estados do país, por meio da implantação de 41 redes ópticas em todo o Brasil. A nova rede representa o desafio de expandir a infraestrutura de redes avançadas na cidade, uma oportunidade de contribuir com a democratização do acesso à informação e ao conhecimento. Também permite o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações.
As redes metropolitanas constituem um patrimônio de alto valor, fruto da aplicação de recursos públicos para apoio ao desenvolvimento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. E inserem o país no cenário mundial de experimentação de redes ópticas de alto desempenho, oferecendo condições de igualdade aos pesquisadores brasileiros em projetos colaborativos internacionais.