Após o lançamento do edital de Programas de P&D em janeiro, a RNP anunciou os dez Grupos de Trabalho (GTs) para o período de 2017. Das 42 propostas recebidas, foram selecionados seis novos projetos para o Programa de Internet Avançada e outros quatro para o Programa de Serviços Avançados.
A RNP trabalha em parceria com a comunidade científica, por meio do Programa de GTs, seguindo o modelo de gestão de inovação aberta (open innovation). Um edital é publicado anualmente para que grupos de pesquisa nacionais possam submeter propostas de novos serviços e produtos nas áreas de redes e aplicações distribuídas, que sejam de interesse aos usuários da RNP.
Entre as propostas recebidas pelo edital lançado no dia 31/1/2017, foram selecionadas:
Programa de Serviços Avançados
- GT-AMPTo: Autenticação multi-fator para Todos
Coordenador: Emerson Ribeiro de Mello (IFSC) - GT-SAP: Serviço de Autenticação e Preservação Digital de Documentos
Coordenador: Guido Lemos (UFPB) - GT-CoFee: Um Esquema de Gestão de Identidade Federada para IoT
Coordenador: Leonardo B. Oliveira (UFMG) - GT-MCU: Desenvolvimento de um MCU (Multipoint Control Unit) escalável e de baixo custo
Coordenador: Valter Roesler (UFRGS)
Programa de Internet Avançada
- GT-IPÊ Analytics: Transformando dados brutos de monitoramento para gerar informações valiosas ao gerenciamento da rede
Coordenador: Marinho Barcelos (UFRGS) - GT-BIS: Mecanismos para Análise de Big Data em Segurança da Informação
Coordenador: Daniel Batista (USP) - GT-SOFTWAY4IoT: SOFTware-defined gateWAY and fog computing for IoT (Internet of Things)
Coordenador: Kleber Cardoso (UFG) - GT-FENDE: Ecossistema Federado para Oferta, Distribuição e Execução de Funções Virtualizadas de Rede
Coordenador: Carlos Raniery (UFSM) - GT-NosFVeraTO: NFV Open-Source com SDN usando Tacker em Openstack
Coordenador: Moises Ribeiro (Ufes) - GT-CIRD: Caracterização e Identificação Remota de Dispositivos
Coordenador: João Paulo Souza Medeiros (UFRN)
Os produtos e serviços criados no âmbito dos Grupos de Trabalho podem integrar o portfólio da organização, ficando à disposição das instituições clientes. Na primeira fase, com a duração de um ano, os grupos criam e demonstram o protótipo de um novo produto ou serviço para a RNP. Na segunda etapa, o protótipo deve ser desenvolvido com vistas à implantação de um piloto na rede acadêmica.
Este ano, o edital lançado pela RNP foi mais abrangente e dividido em dois Programas de P&D: Serviços Avançados e Internet Avançada. O Programa de P&D em Serviços Avançados busca propostas que possam contribuir para a evolução ou ampliação do portfólio de serviços avançados da RNP. Por isso, o edital incentiva a submissão de projetos que explorem temas como videocolaboração, distribuição de conteúdo digital e gestão de identidade.
Já o Programa de P&D em Internet Avançada contemplará propostas de produtos ou serviços que ajudem a otimizar ou automatizar a infraestrutura de redes, assim como aplicações de análise de monitoramento e novas arquiteturas que permitam a evolução da rede acadêmica, como o uso do NFV (Network Functions Virtualization).
Para mais informações sobre os projetos, envie um e-mail para a Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP no endereço gt2017@rnp.br ou acesse a página Grupos de Trabalho.
Leia mais: