RNP conquista quatro prêmios no 23º Encontro de Gerenciamento de Projetos do PMI-DF

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A RNP conquistou quatro prêmios no 23º Encontro de Gerenciamento de Projetos (EGP 2024) realizado pelo Project Management Institute do Distrito Federal (PMI-DF), nos dias 26, 27 e 28/11. A iniciativa “Interoperabilidade de Dados em Saúde”, resultante da cooperação entre a organização e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi agraciada como Melhor Projeto do Ano de 2024 e ficou em 3º lugar na categoria Inovação do Prêmio Candango, tendo como desdobramento o gerente de Soluções Hélder Vitorino eleito Melhor Gerente de Projetos do Ano. Já o Escritório de Projetos da Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) levou o 1º lugar na categoria Melhores PMOs do Ano, tendo o Gerente de Atendimento Integrado, Francisco Junior, eleito como o Melhor Gerente de PMO do ano.

O reconhecimento pelo PMI-DF, que reúne os principais especialistas de gerenciamento de projetos do país, reforça a excelência da atuação da RNP no contexto da gestão de iniciativas com impactos positivos significativos para a sociedade.

O prêmio de Melhor Projeto do Ano contou com votação dividida em duas etapas: 70% do peso da nota veio do Comitê Técnico de Avaliação, feito por profissionais experientes em gestão de projetos, externos da gestão do PMI-DF, e 30% do peso da nota com votação do público do evento após a apresentação do pitch de 10 minutos no evento. Nas duas etapas, o projeto obteve a maior nota e foi seguido pela Gestão integrada do Gov.Br 360, do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e pela Intimação Digital, da Newco IEPTB.

“A premiação dessa iniciativa pela comunidade do PMI, a qual é especialista em projetos, reconhece a contribuição que a cooperação entre RNP e Ebserh tem gerado para comunidade de ensino e pesquisa assim como para a sociedade por meio dos projetos que modelamos e executamos”, destaca Hélder Vitorino.

Devido à conquista do 1º lugar, a iniciativa Interoperabilidade de Dados em Saúde está concorrendo ao prêmio de melhor projeto nacional no CBGPL 2025 e poderá ser um dos projetos finalistas no evento a ser realizado nos dias 22 e 23/4/2025, em Fortaleza (CE).

A votação para a categoria Inovação do Prêmio Candango foi feita antecipadamente por especialistas em gerenciamento de projetos.

“Estes prêmios refletem o esforço coletivo de dezenas de pessoas que vêm trabalhando, ao longo dos últimos anos, na construção de um prontuário único do paciente na Rede Ebserh. A parceria com a RNP foi fundamental para viabilizar esse projeto inovador”, ressalta o diretor de TI da Ebserh, Giliate Coelho.

Transformação da Saúde Pública

O projeto conjunto entre RNP e Ebserh, que também contou com a participação da empresa Core Consultoria, integrou e centralizou os dados de saúde dos pacientes atendidos em 45 hospitais universitários federais presentes em 24 unidades federativas do Brasil, por meio da REHDS: Plataforma tecnológica aberta de interoperabilidade para troca de informações internamente, entre os hospitais da Ebserh, e externamente, com entidades e órgãos governamentais e do HU Digital: Portal para acesso às informações do Registro Eletrônico de Saúde (RES) e serviços digitais para pacientes, profissionais de saúde e gestores da Rede Ebserh, por meio de navegador web ou aplicativos móveis.

Praticidade no Acesso Digital

Os pacientes não precisam transportar a pasta física contendo exames e registros médicos a cada consulta. Dados disponíveis digitalmente e podem ser acessadas de maneira segura por profissionais autorizados, facilitando o atendimento.

Economia de Tempo

O acesso integrado aos registros médicos evita a necessidade de refazer exames já realizados, pois os resultados anteriores estão disponíveis no sistema. Isso economiza tempo para o paciente e reduz o tempo de espera nos serviços de saúde, agilizando o fluxo de atendimento.

Segurança em Emergências

Se o paciente estiver inconsciente ou não se lembrar de seu histórico de saúde, os profissionais podem acessar rapidamente informações críticas, como alergias e interações medicamentosas. Acesso imediato garante o atendimento seguro e evita complicações que podem surgir pela falta de dados.

Economia de Custos e Assertividade

Médicos acessam informações sobre tratamentos e medicações anteriores, evitando a prescrição do que já foi ineficaz, reduzindo custos. Abordagem mais assertiva e personalizada no tratamento, focando nas terapias que já demonstraram bons resultados para o paciente.

Agilidade na Avaliação dos Pacientes

Os profissionais de saúde têm acesso rápido e unificado ao histórico médico dos pacientes, eliminando a necessidade de buscar informações em várias plataformas, o que acelera o processo de avaliação e diagnóstico.

Redução de Filas e Custos

A interoperabilidade evita a duplicidade de exames e consultas, diminuindo filas de espera e reduzindo os gastos desnecessários, além de otimizar o uso de recursos no sistema de saúde.

Interação Orgânica entre as Unidades

A solução permite que hospitais de diferentes esferas administrativas se conectem de forma fluida, facilitando a continuidade do atendimento e promovendo uma rede de saúde mais integrada e eficiente.

Melhoria na Qualidade do Atendimento

Com acesso completo ao histórico de saúde dos pacientes, os profissionais podem oferecer um atendimento mais personalizado e preciso, o que aumenta a eficácia dos tratamentos e a satisfação dos pacientes ao reduzir erros e otimizar os cuidados prestados.

Melhor PMO de 2024

O Escritório de Projetos (PMO) da DEO conquistou o 1º lugar na categoria Melhores do Ano. O PMO da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), ocuparam o 2º e o 3º lugar, respectivamente. O PMO da DEO se iniciou em 2020, quando a demanda de criação de novos projetos foram surgindo juntamente com novos desafios. Logo se observou a necessidade de criar e centralizar a cultura, novos padrões, conscientização e responsabilidades entre os gestores para ter cada vez mais agilidade, eficiência e transparência nos projetos.

Essa transformação implicou na criação de diversos treinamentos, capacitações e integrações de ferramentas ao longo de um trabalho crescente. Além disso, a área desenvolveu dashboards, tanto internos quanto externos, e criou um assistente virtual baseado em IA chamado TADEO, que é motivo de muito orgulho para a organização, tendo em vista que poucos escritórios de projetos no Brasil dispõem de soluções tão eficientes.

“Ficamos muito felizes com este prêmio. É um escritório jovem que vem se consolidando, fortalecendo, e cada vez mais nos ajudando na gestão de nossos projetos. Em pouco tempo, já nos trouxe grandes resultados. E, agora recebemos este importante prêmio, como reconhecimento. Fechamos o ano com chave de ouro”, vibra o diretor-executivo de Engenharia e Operações, Eduardo Grizendi.

A participação da RNP na premiação de Melhores PMOs do Ano foi uma decisão centrada em conhecer os outros 12 escritórios de projetos que concorreram na categoria para identificar e aprender com outras instituições formas diferentes de estabelecer estruturas organizacionais inovadoras e, consequentemente, ajudá-las a se organizar com base no que a RNP desenvolveu ao longo dos últimos quatro anos.

“Essa premiação significa que estamos no caminho certo. Foi algo que a gente começou há quatro anos, definindo padrões e cultura, com o apoio e patrocínio da nossa diretoria e uma conscientização de todas as equipes da DEO, que entenderam a necessidade de criar esses padrões levando agilidade eficiência e transparência para os nossos projetos e, consequentemente, para o cidadão lá na ponta. Então esse é um indicativo de que estamos no caminho certo e é por apí que temos que seguir, entendendo que ainda temos grandes desafios pela frente”, destaca Francisco Junior, gerente de Atendimento Integrado da RNP