Entre os dias 17 e 22 de novembro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) marcou presença no SuperComputing 2024 (SC24), realizado em Atlanta, nos Estados Unidos. O evento é referência global em supercomputação, redes avançadas e tecnologias de ponta, reunindo especialistas de todo o mundo.
Representada pelo gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos Schwarz, a RNP apresentou importantes iniciativas desenvolvidas em parceria com instituições nacionais e internacionais, evidenciando sua contribuição para o avanço das redes de alto desempenho.
Dentre as atividades realizadas, a RNP participou do Workshop INDIS, onde, em colaboração com ESnet, AmLight e UNICAMP, apresentou um artigo com recomendações inovadoras para otimizar transferências de dados em redes de pesquisa e educação. Também foram exibidos os resultados preliminares de experimentos realizados no testbed FABRIC, da National Science Foundation (NSF), utilizando roteadores de software de 100G para testar Segment Routing e Engenharia de Tráfego.
Outro destaque foi o desenvolvimento de dashboards e mapas automatizados em parceria com GEANT e RENATER. Essas ferramentas incluem uma prova de conceito baseada na Rede Ipê, que promove maior visibilidade e transparência sobre topologias de rede. Como evolução dessa iniciativa, pretende-se utilizar essas tecnologias para geração de visualizações das redes acadêmicas da América Latina e Globais.
A RNP também apoiou uma demonstração que atingiu impressionantes 10 terabits por segundo em transferências globais de dados. Entre os resultados alcançados, destacam-se 3,2 Tbps entre Atlanta e Califórnia, em parceria com Caltech; 520 Gbps entre Atlanta e São Paulo, junto à Rednesp e AmLight; 100 Gbps entre Atlanta e África do Sul, com SANReN e AmLight; 80 Gbps entre Atlanta e Japão, por meio de uma colaboração entre NICT, GEANT, RedClara e AmLight, utilizando o cabo Bella e o ponto de troca acadêmico SAX, localizado em Fortaleza; e 24 Gbps entre Atlanta e Vitória, em parceria com a UFES e AmLight, empregando o protocolo PolKA no Laboratório Global P4.
Com essas contribuições, a participação da RNP no SC24 reafirmou sua posição como uma protagonista no desenvolvimento de soluções tecnológicas e no fortalecimento das redes acadêmicas e científicas globais.
Para mais informações, acesse os links das apresentações e dashboards interativos: