Na abertura da 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) Regional Sul, realizada no dia 25/4, foi assinado um acordo de cooperação técnica (ACT) entre a Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP) e o governo do Estado do Paraná. A cooperação busca levar conectividade de alta velocidade para o interior do estado, a fim de atender a comunidade de ensino e pesquisa.
O objetivo da parceria é a realização de projetos em conjunto. Um deles é a Infovia Paraná, interligando todas as universidades estaduais e federais, bem como os institutos de pesquisa do estado, por meio de fibras ópticas.
Integração do Paraná com o mundo
Essa parceria com o Paraná faz parte de uma ação maior da RNP: o programa Conecta e Capacita, que tem o objetivo de ampliar a abrangência, a qualidade e a segurança da conectividade para educação e pesquisa no país. Além das infovias em 18 unidades da federação, será ampliada a capacidade da rede de pesquisa nacional, a rede Ipê, implantados Centros Nacionais de Dados (CND) e estabelecido um serviço de muito alto desempenho e segurança na Rede de e-Ciência. Sobre essa infraestrutura, também está sendo desenvolvido o novo modelo nacional de segurança cibernética para o Sistema RNP.
“Não estamos falando apenas do Paraná, estamos falando de uma integração global. Essa é uma colaboração em comunicação para educação e pesquisa que certamente vai beneficiar as próximas gerações. Então, é um privilégio a RNP poder lançar esse novo marco de interiorização da rede acadêmica brasileira”, destaca Nelson Simões, diretor- geral da RNP.
A expectativa é que essa cooperação resulte no avanço significativo do desenvolvimento científico e tecnológico da região, especialmente ao considerar o contexto de aceleração tecnológica e a crescente importância da colaboração entre instituições públicas e privadas.