RNP e Secretaria de Governo Digital firmam parceria para fortalecer segurança cibernética no Brasil

Home 9 Uncategorized 9 RNP e Secretaria de Governo Digital firmam parceria para fortalecer segurança cibernética no Brasil

A RNP e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assinaram nesta quarta-feira (18/12) um acordo de cooperação visando fortalecer o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI). A parceria tem o propósito de intensificar a colaboração entre as duas instituições para enfrentar os crescentes desafios da segurança cibernética no Brasil.

A parceria tem potencial de impactar mais de 250 organizações do governo federal participantes do PPSI e mais de 600 organizações atendidas pela RNP. Na primeira fase, serão priorizados projetos voltados para as 110 organizações da Rede Federal de Ensino – Universidades Federais e Institutos Federais de Educação – nas áreas de governança, maturidade, metodologia, tecnologia e pessoas.

O diretor de Privacidade e Segurança da Informação da SGD, Leonardo Rodrigo Ferreira, ressaltou a sinergia já existente entre os projetos do Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC Gov.br) e a RNP, enfatizando os benefícios mútuos que virão da parceria.

“A RNP possui um Centro de Operações de Segurança (SOC), em Brasília, cuja ideia é estabelecer centros regionais pelo país. Isso se alinha com o propósito que nós temos de expandir unidades do CISC pelos estados e regiões. Então, com essas ações conjuntas e a troca de informações, a gente deve encurtar os caminhos e elevar o índice de maturidade e segurança nas instituições”.

O acordo prevê o compartilhamento de informações críticas para aprimorar as ações de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos. Além disso, estabelece a realização de reuniões técnicas para troca de conhecimentos e experiências, bem como a prospecção de soluções inovadoras para fortalecer o PPSI no âmbito das organizações pertencentes ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) e ao ecossistema de inovação, ensino e pesquisa.

De acordo com o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, essas alianças estratégicas trarão um avanço significativo não só para o fortalecimento da segurança nas organizações, mas também para o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Essa é uma cooperação que é estruturante para uma série de questões do hoje e do amanhã. Nós temos vocações para trabalhar com tecnologias emergentes e em escala. Então, os projetos e os programas de pesquisa e desenvolvimento também são instrumentos para a gente atrair empresas, formar pessoas, criar capacidades – inclusive de infraestrutura – que possam ser compartilhadas”.

Fomento à cultura de privacidade e segurança da informação

Um dos principais objetivos da parceria é fomentar a cultura de privacidade e segurança da informação tanto para sociedade acadêmica quanto para a administração pública. Essa iniciativa beneficiará diretamente os órgãos e entidades públicas e, indiretamente, toda a população brasileira, promovendo maior segurança cibernética, mitigação de riscos de incidentes e aumento da confiança nos serviços digitais oferecidos pelo governo.

Para o diretor-adjunto de cibersegurança da RNP, Emilio Nakamura, a união de forças e o estreitamento dessa parceria são fundamentais para o avanço da cultura de cibersegurança no Brasil.

“Esse é o início de algo importante e grandioso para o nosso país. Há muita sinergia entre o CISC e o CAIS. O contexto atual, com muita complexidade, muitos incidentes cibernéticos e as iniciativas que estão em andamento no âmbito federal, reforça a importância da aliança. Então, essa cooperação entre a RNP e o MGI tem tudo para dar certo e render bons resultados”.

Já o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, enfatizou a importância da colaboração em larga escala e o uso de tecnologias como forma acelerar essa evolução.

“Fazer em conjunto é melhor do que cada um fazer sozinho. Isso traz ganhos importantes em economicidade, efetividade e governança. Nesse contexto a segurança da informação e privacidade vai ser basilar neste processo totalmente transversal de gestão de identidade, uso de plataformas, governança de dados e o uso de inteligência artificial”.

O acordo contou com a presença de autoridades de ambas as organizações, incluindo o Diretor de Privacidade e Segurança da Informação da SGD/MGI, Leonardo Rodrigo Ferreira; o diretor-geral da RNP, Nelson Simões; o secretário do SGD/MGI, Rogério Mascarenhas; o diretor-adjunto de Cibersegurança da RNP, Emilio Nakamura, o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, a coordenadora-geral de Segurança da Informação da SGD/MGI, Loriza Andrade Vaz, e outros representantes.

A assinatura deste protocolo de intenções marca o início de uma colaboração promissora entre a RNP e a SGD, reforçando o compromisso de ambas as instituições com a segurança cibernética e a inovação tecnológica no Brasil. À medida que a parceria se desenvolve, espera-se que surjam novas iniciativas e projetos que contribuirão significativamente para a proteção da infraestrutura digital nacional e para o avanço dos serviços digitais governamentais.

“Nós temos juntos um grande compromisso de dar, de fato, relevância a esse assunto. A gente sabe que na medida que é a transformação digital acontece vem também a necessidade de se proteger contra possíveis ameaças. Hoje o Brasil está entre os cinco países mais atacados do mundo. Portanto, é de suma importância essa sinergia com a RNP, para que a gente possa estar dando as mãos e de fato consiga vencer isso”, afirma Rogério Mascarenhas, Secretário do SGD/MGI.