RNP integra o Comitê Consultivo do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (CC-INMSD) do Ministério da Saúde

Home 9 Comunidades 9 RNP integra o Comitê Consultivo do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (CC-INMSD) do Ministério da Saúde

A Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS) convidou a RNP a integrar o Comitê Consultivo do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD). Instituído através da Portaria GM/MS Nº 3.727, de 21 de Maio de 2024, o INMSD tem o objetivo de ampliar e fortalecer a saúde digital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Comitê Consultivo terá o objetivo de assessorar a SEIDIGI/MS no aperfeiçoamento do INMSD e no acompanhamento da sua aplicação e evolução contínua. O INMSD, que compõe o Programa SUS Digital, irá realizar o diagnóstico da maturidade em saúde digital nos estados e municípios, para apoiar a elaboração de Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital e acompanhamento da evolução nas esferas municipais, estaduais e federais, combatendo a desigualdade no território brasileiro.

“A experiência e a liderança da RNP em Saúde Digital são reconhecidas e evidencia a iniciativa do MCTI no planejamento e implementação da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) em 2006, coordenada pela RNP”, diz o coordenador nacional da RUTE e gerente de Relacionamento com a Comunidade de Saúde da RNP, Luiz Ary Messina. “Em 2007, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Telessaúde, sincronizado às ações da RNP/RUTE. Após 18 anos, este é um indicador de resiliência à transformação digital no SUS”, conclui.

Como vai funcionar o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD)

O índice será obtido através de um questionário elaborado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS) e enviado aos entes federados via endereço eletrônico, com link e chave de acesso. O questionário abrange sete domínios que contemplam diversas temáticas relacionadas à saúde digital, desde gestão e governança até infraestrutura e segurança.