A RNP lançou, no dia 29/7, uma chamada pública de trabalhos de prospecção tecnológica para Comitês Técnicos (CTs). Essa é uma iniciativa dos CTs da RNP para ampliar sua capacidade de avaliação das áreas de atuação por meio do financiamento de projetos de curta duração para a realização de estudos em temas prioritários para cada um dos CTs participantes. A data-limite para envio de propostas vai até 9 de agosto.
É esperado que os resultados dos projetos aprovados sirvam de insumo para discussões sobre os documentos de visão de futuro de cada um dos CTs, bem como norteiem futuros investimentos em P&D e evolução dos serviços oferecidos pela RNP.
Um webinar para tirar dúvidas sobre a chamada será realizado no dia 2 de agosto, às 15h, no endereço: https://conferenciaweb.rnp.br/rnp/CTs
Critérios de participação
O candidato deve ser um professor vinculado a uma instituição de ensino e pesquisa pública ou privada do país. Pesquisadores que tenham interesse em participar dos CTs devem requisitar a inscrição nas listas de discussão dos Comitês de interesse, disponíveis em https://listas.rnp.br/ . No momento da inscrição, o candidato já deverá estar cadastrado na lista de discussão do CT correspondente ao projeto indicado na inscrição.
Acesse o documento da Chamada Pública para saber mais.
Sobre os CTs da RNP
A RNP coordena Comitês Técnicos (CTs) formados por pesquisadores de diversas instituições acadêmicas no Brasil, em áreas estratégicas de modo a acompanhar a evolução do conhecimento e soluções tecnológicas.
Os CTs da RNP possuem o objetivo de ser um fórum permanente de especialistas que possam recomendar à RNP ações a serem realizadas nessas áreas, viabilizando discussões sobre possíveis investimentos em P&D e para a evolução dos serviços oferecidos pela RNP. Para tanto, algumas das principais atividades dos CTs são: apoiar o processo de prospecção tecnológica da RNP, manter um canal de comunicação permanente com a comunidade de ensino e pesquisa e criar uma visão de futuro das áreas onde atuam.
Atualmente, quatro CTs encontram-se em atividade: Comitê Técnico de Gestão de Identidade (CT-GId), Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), Comitê Técnico de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA) e o Comitê Técnico de Cibersegurança (CT-Cibersegurança).