A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), representada por Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), marcou presença na Reunião Geral dos Núcleos de Telessaúde, realizada no dia 4 de dezembro, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em Brasília.
O encontro reuniu 25 dos 28 Núcleos de Telessaúde atualmente ativos no Brasil, representando a maioria dos estados. A Rede de Núcleos de Telessaúde, que já alcançou a marca de possuir um núcleo em cada estado em 2012, agora mira o desafio de dobrar o número atual até o final do mandato vigente, reforçando seu compromisso com a expansão e o fortalecimento da telessaúde no país.
O programa de Telessaúde se consolida como uma política pública estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo maior acesso a especialistas, integração de cuidados, aumento da resolubilidade e aprimoramento na avaliação de atendimentos. A participação ativa das Secretarias Estaduais de Saúde é considerada essencial para potencializar as oportunidades trazidas pela transformação digital e atender às demandas específicas de cada estado.
Com base nos avanços do SUS Digital, como o diagnóstico situacional e o Índice Nacional de Maturidade em Saúde, o Ministério da Saúde está ampliando suas ações para impulsionar ainda mais a transformação digital no sistema de saúde brasileiro.
“Os resultados positivos obtidos até o momento têm chamado a atenção de observadores internacionais, reforçando o impacto do programa e sua relevância no cenário global”, disse o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina”. “A presença da RNP nesse evento reafirma o papel como parceira estratégica no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para a saúde digital no Brasil”.