Na manhã do dia 28/1, o gerente de Soluções responsável pela participação da RNP na Fase 3 do projeto TV 3.0, Adriano Adoryan, participou de um debate organizado pelo Grupo de Mídia Rio de Janeiro, em parceria com a Firjan, sobre a a próxima geração da TV digital e a derrubada das últimas barreiras do offline. O evento foi realizado presencialmente no Rio e as inscrições esgotaram-se em menos de 48 horas.
Além de Adriano, participaram do debate a diretora de Produtos Publicitários Digitais da Globo, Renata Fernandes, o sócio-diretor de Planejamento da Agência Grito, Hugo Monteiro, o diretor de Mídia da Dentsu Creative, Marco Nunes, com mediação do presidente do Grupo de Mídia Rio de Janeiro, Antonio Jorge Pinheiro,
Na oportunidade, eles puderam discutir o processo de transformação sobre a forma de consumir TV no Brasil a partir da chegada da TV 3.0, um novo padrão de televisão digital que promete melhorar a qualidade de imagem e som e oferecer mais interatividade, trazendo novas oportunidades de negócios impulsionadas por modelos como publicidade segmentada e formatos híbridos.
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“A televisão é uma das tecnologias mais presentes na vida das pessoas e a participação em eventos é sempre uma oportunidade de mostrar a contribuição da RNP na articulação dos pesquisadores das universidades brasileiras com o governo federal para o desenvolvimento e a adoção de TICs que promovam a transformação da nossa sociedade. É um prazer atuar em projetos que falam diretamente com a vida de todos nós”, afirmou Adriano Adoryan.
Assista à gravação do debate por AQUI!
Atuação da RNP na Fase 3 do Projeto TV 3.0
A RNP vem colaborando ativamente com a evolução das tecnologias de televisão aberta adotadas pelo Brasil com a formação de redes de pesquisa e colaboração que só neste ciclo contou com 112 pesquisadores, de nove Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes regiões do país.. Muitos desses pesquisadores foram formados no ciclo anterior, da digitalização da TV Aberta, em redes estabelecidas pela RNP no contexto do projeto CTICs.
A etapa encerrada em dezembro pela RNP foi fruto de uma parceria com Ministériio das Comunicações (MCom) queestá apoiando o desenvolvimento da próxima geração de TV Digital, a TV 3.0. Através de retestes, pesquisa e desenvolvimento para melhorias na qualidade de imagem e som, a nova geração de televisão aberta trará a integração completa entre radiofusão e internet banda larga permitindo experiência personalizada de conteúdo, engajamento de conteúdo e novas oportunidades de implementação para a TV.
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Além de concluir todas as entregas previstas no plano de trabalho acordado com o MCom para o projeto da TV 3.0, a RNP ainda realizou diversas contribuições extras na Fase 3:
Encontro de Pesquisadores de 4 grupos com Equipes RNP para construção de Jornada do Telespectador:
- Integração das equipes de pesquisadores;
- Alinhamento da visão sobre o potencial da TV 3.0 como política pública;
- Novos requisitos de especificação e casos de uso;
- Definição da Jornada do usuário;
- Casos de Investigação para Pesquisas Qualitativas sobre interface;
- Avaliação do Eduplay como potencial plataforma OTT para TVs Públicas.
Patrocínio de Trilha de TV 3.0 no WebMedia 2023:
- Difusão do Projeto;
- Mobilização da Comunidade Acadêmica;
Painel e estande no WRNP2024:
- Visibilidade na Imprensa;
- Relacionamento com outras iniciativas RNP;
- Análise LGPD e apoio a redação de normas no tema de Privacidade e Segurança
“A gestão de P&D na fase 3 alcançou resultados expressivos, como a seleção da tecnologia para a TV 3.0, desenvolvimento de softwares de referência para multiplexadores/demultiplexadores, e a definição da taxa de bits mínima para vídeo em tempo real com qualidade superior ao sistema brasileiro atual. Protótipos inovadores, como TV orientada a aplicativos, segunda tela e um framework para privacidade de dados, também foram criados, gerando valor para stakeholders e fortalecendo o ecossistema de inovação. Para fases futuras, é essencial aprimorar a gestão, equilibrando papéis e responsabilidades no gerenciamento de bolsistas, garantindo comunicação eficiente e planejamento integrado entre áreas internas, além da alocação adequada de profissionais especializados em P&D/Inovação”, afirmou o gerente de P&D da RNP, André Marins.
Também foi possível uma integração com as equipes responsáveis pelo serviço Eduplay, com os pesquisadores da TV 3.0 oferecendo diversas contribuições para o desenvolvimento futuro da nossa plataforma de vídeos.
O projeto ainda participou do piloto do novo indicador de do Contrato de Gestão da RNP, ficando no patamar de aprovação máxima.
“Esse indicador foca na qualidade da gestão de iniciativas públicas e tem olhar para três componentes: porcentagem de conformidade dos artefatos de gestão, índice de satisfação das partes interessadas e índice de desenvolvimento do escopo. O projeto TV 3.0 foi um dos escolhidos para experimentar esse novo indicador e demonstrou, a partir de parâmetros estabelecidos e dos resultados alcançados, excelência na gestão da RNP”, explicou a gerente do Escritório de Projetos da Diretoria-Adjunta de Gestão de Soluções, Márcia Denise de Oliveira.