Em 12/11, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou da conferência SC23, Supercomputing, o maior evento de computação e comunicação de alto desempenho do mundo, realizado em Denver (CO), nos Estados Unidos. Na ocasião, a RNP participou do desafio de performance da SCInet (o centro de supercomputadores da Universidade de Toronto), alcançando impressionantes 2.5 Tb/s na transmissão de dados entre o local do evento para a Caltech, nos EUA, São Paulo no Brasil e a África do Sul.
“Foram realizadas várias transferências simultâneas, de vários grupos diferentes. O total alcançado por todos os grupos superou 6Tb/s. O grupo que participamos, que incluiu Caltech, RNP, Amlight e Rednesp, que chegou a 2.5 Tb/s. Mais especificamente, foi alcançado de Denver até a Rednesp em São Paulo aproximadamente 400G”, informa o gerente de P&D da RNP, Marcos Schwarz.
A RNP também realizou a execução de demonstrações tecnológicas no âmbito da iniciativa internacional GNA-G, focando especialmente na transmissão de dados e programabilidade de redes.
Schwarz, também realizou uma apresentação do projeto Global P4 Lab, uma iniciativa inovadora voltada para experimentações de novos componentes e protocolos de rede em escala intercontinental, em colaboração com mais de 20 redes acadêmicas e universidades.
Durante o evento, Schwarz aproveitou a oportunidade para estabelecer contatos estratégicos, prospectando parcerias, fornecedores e tecnologias de interesse para o projeto eCiber/Rede de e-Ciência.