A RNP participou da reunião do Grupo de Trabalho das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) dos Brics, grupo de países formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, nos dias 15 e 16/9. Coordenado pela Rússia, o encontro foi realizado online e tratou da era digital e das oportunidades do novo cenário global.
Representando a RNP, o cientista de redes Michael Stanton apresentou o seminário “Combatendo conteúdo ilegal e informações falsas (fake news) na internet”, com uma visão do cenário brasileiro.
Combate às Fake News
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Marco Civil da Internet e o atual projeto de lei do Senado contra as Fake News (nº 2630/2020) foram alguns dos temas abordados pelo palestrante, que também falou sobre como identificar as Fake News. “É importante desconfiar da veracidade de notícias surpreendentes, e deve-se procurar confirmá-las antes de disseminá-las para outras pessoas”, explicou Michael Stanton.
No dia 16/9, também foi concluída por seus conselheiros a elaboração dos termos de referência do Instituto Brics de Futuras Redes, inicialmente proposto na reunião dos Brics em 2019, coordenada pelo Brasil. O instituto tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico e a colaboração entre os países que formam o bloco.
Na 6ª reunião dos ministros das Comunicações dos Brics, realizada no dia 17/9, o Brasil foi representado pelo ministro Fabio Faria. Durante o encontro, as autoridades firmaram uma declaração com os arranjos específicos para a cooperação, a serem coordenados pelo Grupo de Trabalho em TICs, do qual a RNP faz parte.
Leia mais no site do Ministério das Comunicações.