No segundo dia do VII Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (WTICIFES), que acontece em João Pessoa, na Paraíba, gestores e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES puderam tirar suas dúvidas com relação aos serviços oferecidos pela RNP.
No bate-papo, o diretor adjunto de Gestão de Serviços, Antônio Carlos F. Nunes, apresentou o eduroam, que possibilita ao pesquisador, aluno ou servidor usar uma rede wifi segura com as mesmas credenciais da sua instituição de origem. “Para usar o eduroam, é necessário estruturar a sua base de dados com a entrada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)”.
Como alguns dos benefícios, o usuário tem à disposição o acesso à rede sem fio em todas as organizações participantes. Já a instituição gasta menos horas com suporte, já que o login e a senha são os mesmos, independente da localização.
Para capacitar as instituições a implantarem o serviço, a Escola Superior de Redes (ESR) desenvolveu um curso e um material didático sobre o eduroam. O coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, afirmou que a RNP está focada em ajudar a tirar as dúvidas dos seus clientes com relação às tecnologias da informação e comunicação, tendo em vista que “os problemas são individuais e as soluções, compartilhadas”, nas suas palavras.
Já a gerente do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) defendeu que a RNP está desenvolvendo trabalhos para ajudar as instituições clientes a incluírem segurança da informação em seus processos. “O TCU (Tribunal de Contas da União) começou a bater nas portas das instituições, que começaram a se preocupar com as penalidades que estavam por vir. Por isso, estamos montando um grupo de trabalho, focado em desenvolver um modelo de política de segurança para cada modalidade de instituição usuária da RNP”, anunciou.