A RNP recebeu um grupo de alunos e professores da Fundação Mines-Télécom, que reúne as melhores escolas francesas de engenharia de telecomunicações, para conhecer melhor a rede acadêmica brasileira durante uma apresentação realizada no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no dia 5/7. Os melhores estudantes de telecomunicação da França, selecionados por méritos na graduação, puderam vir ao Brasil para conhecer as grandes empresas brasileiras do setor e aprender como a tecnologia contribui para a melhoria do país, principalmente por meio de projetos educacionais.
A abertura do encontro coube ao diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro, que fez um panorama geral sobre o backbone nacional e sua interação com as organizações usuárias. A apresentação também contou com a contribuição do analista de Operações, Rafael Ribeiro, do gerente de Serviços, Leandro Guimarães, do coordenador de P&D Clayton Reis, e do coordenador nacional da Escola Superior de Redes, Luiz Coelho, que explicaram aos espectadores como funcionam suas respectivas áreas de atuação.
A Fundação Mines-Télécom é um instituto público criado em 2012 pelo Ministério da Indústria da França que reúne 13 escolas do grupo Mines e Telecom, consideradas as melhores escolas francesas de engenharia de telecomunicações.