Resultado de uma parceria estratégica entre Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS), Universidade Feevale e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a plataforma ID RS foi lançada na última sexta-feira (19/04) em encontro promovido pelo programa Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O projeto conecta ambientes de inovação para estabelecer uma federação em que se compartilhem serviços digitais.
Os ambientes parceiros no desenvolvimento da plataforma serão os primeiros a utilizar a tecnologia, ainda em caráter de teste – Instituto Caldeira, Tecnopuc (PUCRS), Tecnosinos (Unisinos), Parque Zenit (UFRGS) e Feevale Techpark. Após o período de avaliação, a plataforma pode ser levada a outras regiões do estado e até mesmo do país.
Iniciado em dezembro de 2022, o ID RS busca construir uma identidade digital confiável para os atores do ecossistema de inovação, explicou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Cibersegurança na RNP, Michelle Wangham. “O resultado esperado é uma maior integração entre os ambientes de inovação. Também esperamos que o modelo possa ser ampliado para todo o Rio Grande do Sul e vá além, para outros estados, formando uma federação nacional”, apontou.