RNPSeg 2024 debate gestão de identidades e IA

Home 9 Soluções 9 RNPSeg 2024 debate gestão de identidades e IA

Em um cenário onde os ataques cibernéticos contra instituições acadêmicas e de pesquisa atingem níveis significativos, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) organiza o RNPSeg 2024, um evento voltado para discussão de estratégias avançadas de cibersegurança. Marcado para 27 de agosto em Brasília o encontro terá transmissão ao vivo pelo YouTube e focará em dois temas relevantes para o cenário atual: Os desafios do gerenciamento de identidade e como a Inteligência Artificial (IA) pode apoiar a gestão.

Os interessados em participar precisam se inscrever no site do evento.

A gestão de identidades – um dos principais temas da segurança da informação – é responsável pelo gerenciamento das credenciais que permitem acesso a sistemas e informações. Essencial para a autenticação em serviços como e-mails, sistemas corporativos ou contas de redes sociais, essa área se torna alvo frequente de cibercriminosos, que buscam explorar vulnerabilidades na tentativa de cometer golpes financeiros, obter acessos privilegiados ou acessar informações sensíveis e pessoais.  

A coordenadora de segurança da informação no CAIS/RNP, Cristiane Rodrigues, destaca que o tema é de extrema importância para todas as organizações, especialmente com o aumento das ameaças cibernéticas. “A busca de credenciais por cibercriminosos pode resultar em prejuízos financeiros ou danos à imagem. O processo de gestão de identidades é muito desafiador, pois ele contempla desde o mapeamento dos perfis e funções na área de recursos humanos até a liberação do acesso em um sistema crítico”, afirma.

O evento também explorará como a inteligência artificial pode revolucionar a gestão de identidades e fortalecer as defesas cibernética, tendo em vista que a IA apresenta potencial para detectar padrões anômalos de acesso em tempo real, automatizar respostas a incidentes de segurança, prever e prevenir ataques baseados em comportamentos históricos, além de melhorar a autenticação multifatorial com análise comportamental.

Para abordar esses temas, o RNPSeg 2024 reunirá um painel diversificado com especialistas renomados. Entre eles, destacam-se Emerson Ribeiro de Mello, professor titular de telecomunicações no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Fernanda Zanchetta, gerente de Governança, Riscos e Conformidade (GRC) e especialista em segurança da informação e privacidade de dados; Thais Gasperini, especialista em segurança da informação e membro da WOMCY (Women in Cybersecurity); Michelle Wangham, gerente de P&D em cibersegurança da RNP; e Fernando Marino, gerente do iD do CPQD e especialista em Identidade Digital Descentralizada (IDD).

 

A urgência do debate

De acordo com os dados do Check Point Research divulgados no primeiro trimestre de 2024, a área de educação e pesquisa foi alvo de 2.454 ciberataques semanais em todo o mundo, superando significativamente os registrados pelos setores governamental e militar, que enfrentaram 1.692 ataques cibernéticos no mesmo período.  

Promovido anualmente pela RNP, o RNPSeg tem o objetivo compartilhar as principais tendências em cibersegurança com as instituições de ensino, pesquisa e inovação proporcionando um novo olhar sobre as questões da cibersegurança e ao mesmo tempo reflexões sobre o mercado de segurança da informação no país.

Além de debates, o evento oferece aos profissionais de Tecnologia e Segurança da Informação a oportunidade de ampliar sua rede de contatos e conhecer melhor os desafios e as soluções disponíveis para o tema cibersegurança.

Ao organizar o RNPSeg, a RNP reafirma seu compromisso em disseminar a cultura de cibersegurança entre instituições de ensino e pesquisa brasileiras. No ano passado, o evento teve como tema a conscientização dos usuários como uma das formas de elevar o nível de maturidade dos seus processos internos, considerando que o Fator Humano é o elo mais forte. Em 2023, a RNP também lançou seu Centro de Operações de Segurança (SOC – Security Operation Center) para apoiar no monitoramento e na mitigação de incidentes das instituições do Sistema RNP.