Wi-Fi acadêmico, confiável e distribuído em todo o mundo. Isso é eduroam (education roaming), serviço global que permite que membros da comunidade acadêmica, como estudantes, pesquisadores e professores, se conectem à internet em qualquer campus ou instituição afiliada, apenas usando suas credenciais de login domésticas. Uma vez logado, a conexão é automática! Ou seja, o usuário não precisa configurar uma nova conexão Wi-Fi em cada local visitado.
Conexão sem fronteiras:
>> O Brasil tem maior rede eduroam do mundo: são mais de 3.800 pontos de acesso espalhados pelo território nacional;
>> Mais de 170 instituições conectadas com eduroam no país;
>> Além da presença em diversos campi de instituições de ensino e pesquisa brasileiras clientes, o eduroam também conecta ambientes públicos com grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus e metrô, aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias;
>> Conexão internacional: o eduroam está presente em mais de 100 países;
>> Em 2022, o serviço bateu a marca de 6,4 bilhões de autenticações em todo o mundo;
Como se conectar
Os usuários devem se autenticar no eduroam em seu computador, celular ou tablet, utilizando as mesmas credenciais fornecidas pela sua instituição. Recomendamos a conexão com assistente de configuração, confira o passo a passo no nosso Portal de Ajuda. Depois que o usuário fizer seu login pela primeira vez, sempre que se aproximar de um ponto de acesso com sinal eduroam, a conexão é automática. Praticidade e segurança, check!
Já é usuário eduroam?
Avalie o serviço e nos ajude a melhorar!
Como aderir ao serviço
No Brasil, o único requisito para ser uma instituição conectada ao eduroam é fazer parte do Sistema RNP e estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Gestor de TI, se sua instituição ainda não faz parte da CAFe, solicite a adesão agora mesmo nos nossos canais de atendimento. Uma equipe especializada vai atender você e indicar os próximos passos.
Quero ser um provedor de sinal do eduroam
O eduroam já está presente em shoppings, aeroportos, cafeterias, praças, estádios esportivos e outros locais públicos de grande circulação. Instituições que tem infraestrutura de rede sem fio própria e desejam disponibilizar o sinal de Wi-Fi seguro do eduroam para visitantes, como estudantes, pesquisadores e professores, podem solicitar ativação do sinal do serviço, sem custo. Nesta modalidade, a instituição não precisa fazer parte do Sistema RNP. Saiba mais!