Tical 2024 marca o rumo da transformação digital na América Latina e no Caribe

Home 9 Comunidades 9 Tical 2024 marca o rumo da transformação digital na América Latina e no Caribe

A 13ª edição da Conferência Tical, realizada pela primeira vez no Brasil, mais exatamente na cidade do Rio de Janeiro, reuniu cerca de 200 especialistas e profissionais de toda a América Latina e Caribe, para discutir desafios e oportunidades da transformação digital na região, com foco em Inteligência Artificial (IA) e gestão de dados para o desenvolvimento inclusivo e sustentável. O evento foi realizado de 3 a 5/12 e organizado pela Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), o projeto BELLA II e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Com o tema “Conectando conhecimento: IA e dados como catalisadores da transformação acadêmica e social”, a conferência destacou-se como um ponto de encontro para consolidar parcerias, explorar soluções inovadoras e continuar construindo uma visão compartilhada para a transformação digital da região.

Na sessão inaugural e durante sua apresentação sobre o Projeto BELLA II, o diretor-executivo da RedCLARA, Luis Cadenas, destacou a importância da colaboração regional como uma ferramenta para reduzir a brecha digital e promover o desenvolvimento econômico e social. “Nossa força está em pensar e construir juntos. O impossível é alcançado quando trabalhamos em cooperação”, disse.

Cadenas também destacou o potencial e impacto do BELLA II, implementado pela RedCLARA e cofinanciado pela União Europeia (EU), que tem como objetivo contribuir para promover a inclusão digital e a consolidação do ecossistema digital regional, expandindo a conectividade que permite impulsionar projetos de desenvolvimento.

Por sua vez, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, destacou que a cooperação regional não só permite fortalecer infraestruturas tecnológicas, mas também garantir oportunidades inclusivas na educação e nas ciências.

Os participantes tiveram a oportunidade de participar em mais de 40 palestras, mesas redondas e sessões interativas, em que foram compartilhados casos de sucesso e discutidas soluções para superar os desafios atuais na digitalização educacional e sustentabilidade tecnológica. Em particular, a necessidade de criar infraestruturas inclusivas e acessíveis tornou-se um dos compromissos centrais dos líderes presentes. Foram abordados sete eixos temáticos principais: e-Ciência, Sustentabilidade, e-Saúde, Segurança, Infraestrutura, Serviços e Cultura.

Especialistas internacionais de destaque lideraram as sessões, como o Dr. Seiji Isotani, da Universidade de São Paulo, e o Prof. Ulises Cortés, do Barcelona Supercomputing Center, que exploraram como a inteligência artificial (IA) pode transformar a educação e a ciência. Também foram abordados temas cruciais como a cibersegurança, a sustentabilidade digital e a ciência aberta, com contribuições da RNP e demais redes acadêmicas da América Latina e do Caribe, RedCLARA, GÉANT e entidades aliadas.

O encerramento do evento foi marcado por painéis que destacaram o impacto das tecnologias emergentes em áreas como educação personalizada e gerenciamento de dados científicos. Enfatizou como essas ferramentas podem transformar os processos tradicionais, embora com desafios éticos, energéticos e de implementação tecnológica.

Evento faz homenagens a membros da comunidade

Impossível não destacar os momentos emocionais, como o reconhecimento oferecido a Tania Altamirano, Gerente de Relações Acadêmicas da RedCLARA, homenageada por sua liderança na Rede Universitária de Telemedicina da América Latina (RUTE-AL); o reconhecimento da sólida e frutífera trajetória de Thomas Fryer como Head of International Relations da GÉANT e do inestimável legado que deixará na RNP e na RedCLARA, Nelson Simões, que no próximo ano encerrará sua gestão.

Projeto SPIDER promove sessão sobre transformação digital e inclusão

A sessão “Diálogos entre América Latina, el Caribe y Europa”, realizada em 5/12, destacou a colaboração digital entre as regiões envolvidas e foi promovida pelo projeto SPIDER, em parceria com a RedCLARA. Especialistas discutiram avanços na transformação digital e na inclusão, com foco em iniciativas como os Grupos de Trabalho do SPIDER, que já reúnem mais de 70 membros. Temas como infraestrutura compartilhada, inteligência artificial, diversidade, equidade e inclusão (DEI) foram abordados por representantes de organizações como a RNP, GÉANT e CEDIA, reforçando a importância de parcerias estratégicas e inovação colaborativa para enfrentar desafios e promover impactos positivos.

Durante os painéis, destacou-se a necessidade de mapear iniciativas acadêmicas em inclusão digital e criar uma rede colaborativa, como propôs Luis Cadenas, da RedCLARA. O projeto SPIDER busca explorar o potencial do sistema de cabos submarinos BELLA e promover uma abordagem multilateral para transformar o cenário digital de maneira equitativa e sustentável. A sessão reforçou o papel ativo das redes acadêmicas em eventos intersetoriais e a criação de conexões que ampliem a transformação digital entre América Latina, Caribe e Europa, envolvendo setores público, privado e acadêmico.

Bootcamp em segurança na América Latina

O Bootcamp foi um espaço destinado a discussão sobre maturidade de segurança da informação nas redes acadêmicas da América Latina. Foram abordados temas como frameworks utilizados pela GÉANT da Europa e a possibilidade de utilização dessas soluções pela RNP, RedClara e outras redes acadêmicas das Américas. Participaram da reunião as redes do Brasil, Equador, Chile, Colômbia, Costa Rica e México.

A Tical 2025 se concentrará em fortalecer parcerias público-privadas e promover projetos colaborativos que ampliem o impacto social das TICs na América Latina. O evento será na Costa Rica.

Fonte: RedCLARA