Estão abertas as inscrições para dois novos cursos gratuitos da trilha de capacitação em Saúde Digital da Escola Superior de Redes (ESR), iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Voltados a preceptores, profissionais e estudantes da área da saúde, os cursos são ofertados na modalidade de ensino a distância (EAD), com início imediato e acesso por 90 dias. A proposta é fortalecer competências técnicas e estratégicas para atuação na transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS), em alinhamento com a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (2020–2028).
Os cursos produzidos pelo Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD), iniciativa da RNP com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), compõem a trilha de Saúde Digital da ESR que busca ampliar o conhecimento e fomentar o uso de tecnologias digitais no setor público de saúde. Ao concluir cada curso, os participantes recebem certificado de participação.
🔹 Transformação Digital em Saúde: dos conceitos à prática
Com 30 horas de duração, o curso oferece uma imersão nos fundamentos e aplicações práticas da saúde digital, abordando temas como telessaúde, segurança da informação, privacidade de dados, LGPD, e políticas públicas em saúde digital. A formação também contextualiza o papel do SUS Digital e o processo de digitalização em curso nas esferas federal, estadual e municipal.
🔹 Saúde e Tecnologia: caminhos para o futuro digital
Com carga horária de 15 horas, o curso apresenta um panorama do cenário da saúde digital no Brasil, o impacto das tecnologias emergentes e o papel das redes de colaboração, como a própria RNP e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), na construção de uma cultura de telessaúde no país. Também serão abordadas políticas públicas, Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e diretrizes estratégicas para o futuro digital da saúde.
Segundo Luiz Ary Messina, assessor de Saúde Digital da RNP, “a nova trilha em Saúde Digital na ESR, aliada às ações nacionais de formação de novas capacidades e competências, contribui ao esforço necessário à plena implantação do SUS Digital com adesão de 100% dos estados e municípios”. Messina destaca ainda a trajetória da RNP no suporte à telessaúde desde 2006, com iniciativas reconhecidas internacionalmente pela Organização Mundial da Saúde.
Os cursos utilizam metodologias interativas e recursos digitais como vídeos, infográficos e entrevistas com especialistas, promovendo uma experiência de aprendizado dinâmica e atualizada com os desafios do presente e do futuro da saúde pública brasileira.