Universidades formam consórcio para levar internet de alta capacidade para o interior do Rio Grande do Sul

Home 9 Conectividade 9 Universidades formam consórcio para levar internet de alta capacidade para o interior do Rio Grande do Sul

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para implementação da rede Butiá, um programa para distribuição de internet de alta capacidade compartilhada no Estado do Rio Grande do Sul. O evento de lançamento e assinatura do memorando de entendimento da Rede Butiá foram realizados no dia 12/5, das 10h às 12h, no HUB One Feevale, em Porto Alegre (RS).

A Rede Butiá é uma rede estadual comunitária de educação, pesquisa e inovação, cujo objetivo é conectar as 14 instituições que formam o consórcio e integrá-las ao Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS). Dessa forma, essas universidades estarão conectadas em alta velocidade com a rede acadêmica nacional, a rede Ipê, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.

Futuramente, a rede Butiá poderá integrar à futura Infovia RS, projeto de rede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O acordo de parceria entra em vigor na data de assinatura e permanecerá vigente por seis meses, podendo ser prorrogado por tantos períodos forem necessários.  

O Comung contribuiu a partir de um grupo de trabalho formado para levantar informações de necessidades, infraestrutura e mercado para implantação de uma subrede da Infovia RS, em parceria com provedores privados. Também, atuou na identificação de parceiros que se interessem em colaborar na implantação da rede por meio da cessão de infraestrutura. 

“Com a integração da Rede Butiá ao Sistema RNP, ampliam-se as possibilidades de colaboração com instituições de educação e pesquisa no interior do Rio Grande do Sul. Essa experiência inaugura um modelo de rede comunitária estadual que qualifica a ciência, a educação e inovação de forma inclusiva, colaborativa e eficiente. Estamos animados com a disseminação de novos usos, aplicações altamente demandantes e as oportunidades para o apoio ao desenvolvimento regional pela qualificação de seus arranjos e talentos”, destaca o diretor-geral da RNP, Nelson Simões. 

Fica agora sob responsabilidade do Comung coordenar as ações institucionais e técnicas em cooperação com a RNP; promover os acordos e contrapartidas em nome de suas associadas; e coordenar a interlocução de seus associados com a RNP e o PoP-RS.