O portal Vídeo@RNP passou por uma atualização em dezembro, que permitiu a inclusão de diversas novas funcionalidades, com destaque para a melhoria nas transmissões de vídeo ao vivo, que passa a ser mais simples e fácil de usar. O ambiente abriga os serviços de Vídeo sob Demanda, Transmissão de Vídeo ao Vivo e Transmissão de Sinal de TV e Rádio.
De acordo com o gerente de Serviços da RNP, Marcelino Cunha, essas melhorias fazem parte do interesse contínuo da RNP em melhorar a experiência dos seus clientes. “As atualizações surgiram de demandas de usuários por facilidades no uso e melhorias dos relatórios, mas também de alguns problemas conhecidos por nossa equipe”, explicou.
A grande novidade nesse processo foi incorporação do gateway RTMP, que facilita o uso do portal para realizar transmissões ao vivo, pois exime a necessidade de configurações de rede específicas e alterações em regras de firewall. Assim, as transmissões podem ser feitas de qualquer lugar. “Antes, a instituição usuária precisava fornecer um IP fixo e válido para realizar a transmissão, o que é difícil quando o evento acontece em um hotel, por exemplo. Além disso, usávamos apenas um software de transmissão, que era pouco robusto. Agora o usuário pode usar o software de mercado de sua preferência”, analisou o gerente. As transmissões ao vivo também ganharam um chat, que pode ser usado para receber perguntas e/ou comentários da transmissão.
Outros destaques são a possibilidade de os usuários dos canais de rádio e TV adicionarem um feed do Twitter na sua transmissão (hashtag, timeline, likes e outros) e disponibilizarem sua grade de programação, que fica disponível para consulta dos espectadores. Também foi priorizada a melhoria nos relatórios, que agora podem gerar dados de publicação de vídeos por autor e/ou instituição, gráficos de audiência e muito mais.
Conheça todas as novidades do portal
- Integração com Twitter nos canais de TV e estações de rádio
- Possibilidade de as instituições clientes incluírem sua grade de programação de canais de TV
- Incorporação do gateway RTMP para suporte à Transmissão de Vídeo ao Vivo via Push
- Melhoria nos relatórios
- Agendamento de transmissão em dias não consecutivos
- Compartilhamento do link da transmissão ao vivo via WhatsApp
- Transmissão pública não visível, para viabilizar uma transmissão a um público restrito sem necessidade de ter uma conta no portal
- Player nativo com HTML5, facilitando a visualização dos vídeos em qualquer navegador e formato
- Ajuste de player apenas para áudio nas estações de rádio
- URL amigável para estação de rádio, transmissão privada e transmissão publica não visível