Bate-papo de Operações anuncia nova ferramenta de visualização de circuitos

- 24/10/2014

O projeto de Visualização Integrada de Circuitos, que visa desenvolver uma ferramenta de visualização de estatísticas alternativa ao Weathermap, foi analisado com detalhes no bate-papo de Operações, realizado no penúltimo dia do 20º SCI (23/10).

Segundo o coordenador técnico do Ponto de Presença do Espírito Santo (PoP-ES), Rafael Emerick, a motivação foi desenvolver uma ferramenta que tornasse a informação de gerência de redes mais compreensível para o usuário não técnico. Como principais características, a plataforma dá suporte a diversas visualizações, com uma interface de configuração simplificada e extensível a outros bancos de dados. “Uma das visualizações permite avaliar quais instituições necessitam de upgrade. Antes, para consultar essa informação, era preciso buscar na base de dados. No caso, a ferramenta dá essa informação de maneira imediata”, exemplificou Rafael.

O projeto, iniciado em abril de 2014, foi desenvolvido com a colaboração dos PoPs do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Acre, Paraná e Distrito Federal. Atualmente, a ferramenta está em fase de testes e a previsão é de que ela entre em produção até o primeiro semestre de 2015.

Nova área de implantação de circuitos

Diante da demanda crescente de implantação de circuitos clientes, a RNP criou uma área na Gerência de Operações específica para cuidar dessas contratações. Segundo o analista de Operações Marcelo Dias, em 2014, a organização passou a ter um olhar mais voltado para o menor custo associado à qualidade do serviço e à regionalização das adjudicações de compras (ADCs), o que levou à pulverização das contratações de circuitos por operadora.

Com isso, houve uma redução do número de licitações e um aumento do número de operadoras e provedores regionais. “Hoje, temos cerca de 40 novas operadoras convidadas para os certames”, comentou Marcelo. Para o diretor-adjunto de Engenharia e Operações, Ari Frazão, “os provedores menores têm certa facilidade de chegar a lugares remotos, em relação às grandes operadoras”.

Ainda de acordo com Marcelo Dias, serão contratadas, até o final de 2014, 72 conexões na região Norte, 118 no Nordeste, 49 no Centro-Oeste, 87 no Sul e 76 no Sudeste, totalizando 402 conexões.

Resultados da visita aos PoPs de 2014

O analista de Operações, Fábio Ribeiro, destacou, no bate-papo de Operações, os resultados obtidos pela visita aos PoPs de 2014, realizada de forma presencial e encerrada no dia 3/10. As visitas são organizadas pela RNP desde 2002 e executadas por uma equipe de um analista de Operações e um técnico de um Ponto de Presença. Para que todos os PoPs da RNP sejam visitados, são constituídas nove equipes, cabendo, a cada uma delas, visitar três PoPs que se encontram geograficamente próximos.

Entre os problemas detectados, está a rotatividade de pessoal, além de dificuldades na documentação e em atividades de transição. “Os principais pleitos e reclamações foram sobre o pedido de sugestões de padrão de teste de aceite, os equipamentos distintos usados por clientes da Redecomep e dificuldades operacionais decorrentes da parceria com a Telebras”, afirmou Fábio.