AdaptaBrasil MCTI
O Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas (AdaptaBrasil MCTI) foi instituído pelo MCTI, por meio da Portaria nº 3.896, de 16 de outubro de 2020, e tem o objetivo de consolidar, integrar e disseminar informações que possibilitem o avanço das análises dos impactos da mudança do clima, observados e projetados no território nacional, dando subsídios às autoridades competentes pelas ações de adaptação.
Papel da RNP
A RNP foi responsável por implementar a metodologia científica desenvolvida pelo INPE para a construção de indicadores para observação dos impactos da mudança do clima, em um sistema computacional intuitivo, eficiente e seguro. Após a implementação, a organização atua na operacionalização, sustentação tecnológica, evolução e oferta do AdaptaBrasil MCTI, na forma de uma plataforma digital integrada ao Sistema RNP.
Setores Estratégicos
Tecnologia adotada
A plataforma possui dois sistemas que são hospedados na nuvem pública gerenciada pela RNP. Um trata-se de um CMS Open Source para geração e administração de conteúdo e o outro foi construído pela RNP com front-end em React, back-end em Python e o banco de dados no SGBD PostgreSQL.