Rute inaugura núcleos de telemedicina em Porto Alegre (RS) e Nova Iguaçu (RJ)

- 21/05/2014

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou nesta segunda-feira (17/6) dois núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Os beneficiados foram o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro.  

A cerimônia teve início no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e foi transmitida por vídeo conferência para que os novos núcleos e outros existentes pudessem participar em tempo real.  Além de funcionários dos hospitais e do conselho diretor de cada unidade, estiverem presentes em Porto Alegre, o subsecretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Fernando Antonio Menezes, e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, em Porto Alegre, e, em Nova Iguaçu, o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior. Por conexão, participaram da inauguração outros núcleos Rute já existentes como o da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). 

"Apoiamos todas as iniciativas que tenham qualidade de pessoal. A Rute está de parabéns e esperamos que estes novos integrantes, o GHC e o HGNI, tragam novas ideias para que a rede cresça ainda mais e mantenha este nível de excelência em qualidade de informação, de serviços, de sistema e de RH, porque a qualidade pessoal é a mais importante em programas como esse", destacou o subsecretário da SGTES.

"A prefeitura de Nova Iguaçu também está dando total apoio ao HGNI porque para nós é uma satistação muito grande fazer parte desta iniciativa", completou o Secretário Municipal de Saúde.

O coordenador da Rute ressaltou a alta tecnologia da rede, que já permite a transmissão, ao vivo, de uma cirurgia cardíaca no formato de Ultra Alta Definição 4K (2160 X 4096). Atualmente, 24 capitais já estão conectadas a 10 Gb e 27.500 grupos de pesquisa já são beneficiados com o programa.

Com os novos núcleos, a Rede Universitária de Telemedicina passará a ter 78 núcleos inaugurados e em plena operação em todo o Brasil. A iniciativa é considerada a maior do mundo, na integração de Hospitais Universitários e de Ensino, conectados à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. A pesquisa colaborativa e o ensino permanente utilizam-se da conexão para integrar 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências.

"Com a interação de grupos de interesse, os especialistas discutem novas metodologias de tratamento e passam dados para colegas, profissionais de saúde, residentes e alunos das áreas da saúde. Dessa forma, estamos na linha de frente nessa atuação no mundo e temos recebido o reconhecimento mundial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)", afirmou Messina.

Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários, de ensino, universidades e instituições de saúde, através da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).