RNP lamenta perda de seu fundador, Tadao Takahashi
Diretoria Executiva da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP):
"Todos na RNP estamos tristes, consternados, com a notícia do súbito falecimento de Tadao Takahashi, nosso fundador e o primeiro dirigente da rede acadêmica brasileira entre 1989 e 1996.
Tadao foi o idealizador do então projeto de pesquisa do CNPq que uniu governo, academia e empresas na construção da Internet no Brasil. Esse enorme desafio, foi liderado por ele com energia e muito sucesso, graças a sua grande capacidade de planejamento estratégico, articulação institucional, criatividade, perseverança e inteligência.
A formação de recursos humanos em temas estratégicos, especialmente em educação e pesquisa, a construção de políticas públicas para a Sociedade da Informação e a ampliação de serviços de Internet para a sociedade estão entre seus principais legados para o Brasil e América Latina.
Sentimos-nos privilegiados por termos tido convivido com ele nesse percurso. Sentiremos a sua falta e agradecemos a sua vida."
Paulo Alvim, Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI):
Renato Janine Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC):
"Recebemos, com muito pesar, a notícia do falecimento do Prof. Tadao Takahashi, cuja história profissional está amalgamada com a criação e história da RNP, representando portanto uma grande perda para a ciência brasileira. Nós, da SBPC, vimos dar nossos pêsames e trazer a nossa solidariedade à família do Prof. Tadao, bem como a todo o corpo de funcionários da RNP".
Antonio Esio "Toné", gestor de TIC do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE):
"Gostaria de externar os sentimentos de toda comunidade do INPE em razão do falecimento do Prof. Tadao Takahashi. Toda nossa admiração e agradecimento por todo o trabalho que ele realizou, em especial a ajuda a todos que sempre o procuravam".
Instituições ligadas à internet também se solidarizaram com a perda:
> Nota do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br)
Obituário
Na noite de quarta-feira (6/4), nos despedimos de Eduardo Tadao Takahashi, fundador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e primeiro diretor da rede acadêmica brasileira, entre 1989 e 1996. Ele faleceu de complicações cardíacas e será velado em Campinas (SP), cidade onde vivia.
Desde o início, Tadao Takahashi foi fundamental no planejamento e implantação da internet no Brasil. Como fundador e ex-diretor da Rede Nacional de Pesquisas do Brasil (RNP), Takahashi iniciou uma das primeiras redes acadêmicas no Brasil e foi uma força motriz no esforço de coordenação com outras redes acadêmicas nacionais para estabelecer uma espinha dorsal que acabaria se tornando a fundação da internet brasileira.
Enquanto estava na RNP, Takahashi tornou-se um dos primeiros proponentes de uma abordagem inclusiva e de baixo para cima para gerenciamento/desenvolvimento de rede, quando forjou um dos primeiros modelos de governança da Internet com várias partes interessadas. Esse modelo é anterior ao renomado modelo multissetorial empregado pela The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN).
Ele também foi o criador e presidente do Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), uma iniciativa nacional para articular e expandir o uso estratégico da Internet no Brasil nas principais áreas de aplicação, incluindo governo, educação e saúde.
Também ajudou a moldar as políticas públicas sobre iniciativas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) das Nações Unidas, Comissão Europeia e Fórum Econômico Mundial, e continua a ajudar a usar as TIC para ajudar o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
É formado em Ciência da Computação (Universidade de Campinas, Brasil), Comunicação Social (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil) e Informática (Instituto de Tecnologia de Tóquio, Japão).
Internet Hall of Fame
Em 2017, Tadao Takahashi foi o segundo brasileiro nomeado pela Internet Society para integrar o Hall da Fama da Internet, depois do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getshcko (2014).
Veja em vídeo o seu discurso de nomeação: