Cybergame do Hackers do Bem destaca talentos em cibersegurança no 25º WRNP

No dia 20 de maio, no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, aconteceu o primeiro Cybergame do Programa Hackers do Bem. Organizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o apoio técnico da RUSTCON e do CAIS/RNP e o patrocínio do Google, o evento contou com 700 inscritos e teve como objetivo testar e aprimorar os conhecimentos em cibersegurança dos competidores.

O Cybergame integrou o 25º Workshop RNP (WRNP) e o 42º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e, para participar da premiação, era necessário estar inscrito em um dos eventos. A competição foi estruturada como um quiz online, no qual os participantes precisavam responder o maior número possível de perguntas corretamente no menor tempo. Com cinco questionários de 20 perguntas cada, o desafio abordou temas como OWASP, Engenharia Social, DevSec, Técnicas de Defesa e Segurança de Redes.

A competição teve início às 9h e encerrou-se às 17h30. No palco principal do WRNP e com transmissão ao vivo para os inscritos online, foi anunciado o ranking preliminar com os 15 classificados, a serem confirmados após a análise de conformidade com as regras da competição. Os 15 melhores colocados foram premiados com gift cards, patrocinados pelo Google, com valores variando de R$200,00 a R$1.500,00, de acordo com a posição no ranking.

Dos três primeiros colocados do Cybergame, duas foram mulheres. O primeiro lugar ficou com Marcia Gabrielle Bonifácio de Oliveira, da Universidade Federal de Roraima, o segundo com Thales Frazão Leite, da Universidade Federal de Itajubá e o terceiro com Suerlene Kézia Medeiros de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A ganhadora Marcia Gabrielle relatou que participar do primeiro Cybergame do Hackers do Bem foi uma experiência maravilhosa. Ela já havia participado anteriormente de um dos eventos do programa, o primeiro Capture the Flag, que aconteceu em março deste ano, e conta que se identificou mais com o formato de quiz do Cybergame, em que ela pôde utilizar seus conhecimentos teóricos. 

“Neste quiz, focado na teoria, me senti mais confortável. Quando comecei o desafio, demorei um pouco para entender como funcionava. Mas depois que peguei o jeito, fluiu bem, mesmo pelo celular. Como estou me aprofundando mais no mundo da cibersegurança, eventos como esse são essenciais para desenvolver habilidades e destacar a importância desse campo. Estou muito feliz por ter alcançado o primeiro lugar e agradeço a oportunidade de participar”, contou. 

O Cybergame é parte do programa Hackers do Bem, iniciativa realizada em parceria pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), SOFTEX, SENAI SP e RNP, que oferece capacitação gratuita em cibersegurança, independentemente do nível de experiência.