Com seus Comitês Técnicos, RNP se mantém atualizada sobre as mais novas inovações tecnológicas

Grupos acompanham áreas específicas e identificam novas soluções para o desenvolvimento tecnológico da comunidade acadêmica

Para se manter sempre na vanguarda sobre as principais inovações em tecnologia, a RNP possui seus Comitês Técnicos (CTs). Cada um desses grupos especializados acompanha a evolução de áreas específicas para antecipar tendências e apresentar recomendações para o avanço tecnológico da comunidade acadêmica. Atualmente, quatro destes comitês estão em funcionamento: Gestão de Identidade; Monitoramento de Redes; Ciência de Dados e Inteligência Artificial; e o mais recente deles, de Cibersegurança.

Os CTs possuem caráter consultivo, então eles apenas fornecem direcionamentos para o Sistema RNP. Eles funcionam como um tipo de fórum, composto por especialistas e pesquisadores de diversas instituições acadêmicas brasileiras. Os membros se reúnem para debater temas pertinentes para, além de conhecer as iniciativas da RNP e auxiliar na elaboração de projetos.

“Os Comitês Técnicos nos apoiam com a prospecção tecnológica em temas que consideramos estratégicos no avanço tecnológico da RNP. A parceria com a comunidade acadêmica é fundamental nesse processo”, explica Iara Machado, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na RNP.

A participação é aberta a professores, pesquisadores e profissionais que tenham vínculo com instituições de ensino e pesquisa. Os interessados devem participar de um processo de seleção que leva em conta experiência na área e outros critérios específicos definidos por cada comitê. Além disso, os CTs também podem promover chamadas para projetos, como um meio de identificar novas soluções e desafios em suas áreas.

Conheça cada um dos Comitês Técnicos da RNP:

Cibersegurança

Criado em maio de 2024, o CT de Cibersegurança teve sua primeira reunião em julho deste ano. O objetivo do comitê é auxiliar na criação de uma rede de cooperação na área de cibersegurança. O tema vem se mostrando cada vez mais importante, com o avanço dos crimes digitais e a importância de garantir a integridade de dados sensíveis. Para isto, busca unir membros da comunidade acadêmica, startups, governo e grupos de trabalho da RNP. O CT também visa criar um documento detalhando as visões da RNP para a área, além de identificar tendências e desafios em cibersegurança.

Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O CT de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (CT-CDIA), criado em 2022, tem por objetivo prospectar e estudar aplicações em uma das tecnologias mais em alta no momento, as IAs. Essas ferramentas prometem trazer mudanças profundas na forma em que trabalhamos e interagimos com as coisas. Com esta visão, o comitê pretende avaliar a aplicação dessa tecnologia nas áreas de interesse do Sistema RNP, como educação, cultura, telemedicina, cibersegurança, redes de computadores e melhorias de processos organizacionais.

Monitoramento de Redes

Fundado pela RNP em 2011 para acompanhar as principais inovações na área de tráfego de redes, o CT de Monitoramento de Redes (CT-Mon) reúne especialistas e pesquisadores para analisar e pensar em recomendações para a evolução do serviço de acompanhamento de redes feito pela RNP. O tema é bastante relevante, já que a RNP é responsável pela principal infraestrutura de conexão à internet da comunidade acadêmica brasileira, a Rede Ipê.

Gestão de Identidade

O CT de Gestão de Identidade (CT-GId) foi criado pela RNP em 2010 para recomendar ações para a área. A gestão de identidades consiste de uma série de procedimentos para administrar identidades digitais, garantindo aos usuários acesso apropriado a recursos e ainda protegendo dados contra acessos não autorizados. O papel do comitê é justamente acompanhar os principais avanços e apontar os caminhos que a RNP deve seguir na área.

Saúde Digital 

O Comitê Técnico de Prospecção Tecnológica em Saúde Digital  (CT-Saúde Digital) tem como motivações: o aumento do número de projetos e redes colaborativas na RNP na área da saúde; a transformação digital que está em curso na saúde, além da demanda por análises amplas e completas sobre a evolução tecnológica de produtos, aplicações e serviços na área.

Acesse a página dos Comitês Técnicos