Conecta Rede apresenta resultados do primeiro ano do programa no Fórum RNP 2024

- 05/09/2024

Após um ano em operação, o programa Conecta Rede marcou presença no Fórum RNP 2024, realizado entre os dias 27 e 29/8, em Brasília. Durante o evento, foram apresentados os principais resultados alcançados até o momento, além de reforçado o relacionamento com as instituições da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico.

A iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), em parceria com a RNP, tem o objetivo de impulsionar a modernização da infraestrutura tecnológica e promover a transformação digital na educação pública brasileira. No Fórum, o programa esteve em evidência tanto em seu estande, onde destacou números importantes, quanto em dois painéis centrais na programação.

O primeiro, realizado na tarde do dia 27/8, no palco Inovação, reuniu o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli e o reitor do IFSul, Flávio Nunes.

Imagen
Conecta Rede Fórum RNP 2024

Na conversa, eles abordaram a transformação digital, a melhoria operacional e a economicidade geradas pelo programa no seu primeiro ano de atuação
“Para a RNP, tem sido uma ação inédita podermos fomentar, em uma visão conjunta com os atores de governança da Rede Federal e de forma orquestrada, uma priorização e a efetividade na aplicação dos recursos naquilo que é mais prioritário dentro da transformação digital”, afirmou o diretor-executivo da RNP.

O secretário Bregagnoli expôs os benefícios que já estão sendo percebidos pelas 41 instituições que compõe a Rede Federal, com cerca de 800 unidades para atender a 1,5 milhão de alunos. 

“Tivemos o ano de 2023 dentro de um planejamento de elaboração de metas e da forma com a qual iríamos aplicar o Conecta Rede, esse programa tão essencial, através dos dois conselhos: estratégico e técnico. Chegamos em 2024 com vários produtos. Todas as demandas são da ponta, mas algumas têm sido mais impactantes, como o backup, que era algo que preocupava os gestores e trouxemos com muita força dentro do programa. Trouxemos, também, a plataforma Moodle para atendimento aos estudantes. Temos que lembrar que viemos de um período pós-pandêmico e essas tecnologias foram adequadas e introduzidas dentro do ambiente da educação profissional e tecnológica, agora, de uma forma mais eficiente, com um sistema uniformizado. Também temos que falar do processo de Consultoria Educacional que a ESR nos presta nos termos da gestão. Serão mais de dois mil servidores capacitados e qualificados em todo o Brasil. Temos a entrega pontual de quase 40 mil diplomas digitais produzidos. É um programa inovador que vai ser referência e já entrou para a história, tenho certeza disso. Agora, precisamos efetivar com a excelência que a RNP e a Rede Federal têm.  Tenho certeza que vai ser modelo para ser adotada em outras redes”, destacou.

O reitor do IFSul fez questão de exaltar o diálogo que o programa promove com as instituições para coletar demandas e, em conjunto, modelar serviços e soluções personalizadas.

“Acho que uma das características mais importantes do Coneca Rede é poder ter essa relação dos nossos colegas da área de TI levando as necessidades, as perspectivas e as possibilidades que nós estamos precisando. A RNP acatando e podendo nos ajudar nessa caminhada e a Setec organizando essa nossa relação toda e podendo colocar em prática cada vez mais e mais serviços para nos atender”, analisou Flávio Nunes.

Assista ao painel na íntegra 

A segunda inserção do Conecta Rede dentro programação do Fórum RNP aconteceu no segundo dia de evento, no palco Colaboração, e teve o objetivo de apresentar os resultados da Consultoria Educacional, um dos pilares do programa. Participaram a diretora de TI do IFSul e coordenadora-geral do Fórum Nacional dos Gestores de Tecnologia da Informação DO Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forti/Conif), Carla Pires, o consultor da Escola Superior de Redes (ESR/RNP) Paulo Duque e a diretora-adjunta de TI da RNP, Fernanda Moraes Cruz. A moderação ficou a cargo da gerente Acadêmica da Escola Superior de Redes (ESR/RNP).

Imagen
Conecta Rede Fórum RNP 2024

Assista ao painel na íntegra