MEC investe em modernização tecnológica na Rede Federal
Programa Conecta Rede recebeu investimento de R$ 55 milhões e contribui para a transformação digital nas instituições
O Ministério da Educação (MEC) já investiu R$ 55 milhões no programa Conecta Rede. A iniciativa objetiva modernizar a capacidade tecnológica e aprimorar a transformação digital nas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atende atualmente 1,6 milhão de estudantes. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O Conecta Rede foi lançado em 2022 e, desde então, vem atuando na promoção da inovação e eficiência nas instituições de ensino. Ele foi idealizado levando em conta as necessidades tecnológicas específicas da Rede Federal no período pós-pandemia. A iniciativa apresenta resultados como avanços tecnológicos, inclusão digital, colaboração em rede e economia em escala.
Os projetos de mais destaque do Conecta Rede são:
- Moodle: plataforma de aprendizagem virtual utilizada para a oferta e criação de cursos on-line. No primeiro semestre de 2024, mais de 150 mil acessos à plataforma já foram registrados e, no total, 24 instituições aderiram ao serviço.
- Diploma digital: solução segura e eficiente para as 41 instituições de ensino que já utilizam o recurso. Com essa ferramenta, os diplomas acadêmicos são gerados de forma digital, já tendo sido emitidos 40 mil diplomas.
- Serviço de backup: 40 instituições já aderiram ao sistema de backup externo, que garante a segurança dos dados armazenados de acordo com as normas e exigências dos órgãos de controle.
- Aprenda Mais: plataforma virtual que oferta cursos on-line, abertos e massivos propostos pelas instituições que compõem a Rede Federal.
Além dos projetos em andamento, o Conecta Rede também oferta consultoria educacional para a Rede Federal por meio da Escola Superior de Redes da RNP. Para saber mais sobre o Conecta Rede, acesse a página do programa.
*Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec