Faça ligações gratuitas para outras instituições de ensino e pesquisa utilizando o Fone@RNP. Utilizando a tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolo da Internet), o serviço da RNP gera grande economia financeira para as instituições usuárias, ao reduzir seus custos com telefonia, além de promover a digitalização da infraestrutura de telefonia.
Por que utilizar o Fone@RNP?
>> 129 instituições de ensino e pesquisa são usuárias do Fone@RNP;
>> São 37 pontos de telefonia espalhados por diversos campis das instituições;
>> Integração com diversos serviços de comunicação, como o ConferênciaWeb (também da RNP), Teams, Videoconferência e soluções de IoT;
>> R$183.176,89 economizados pelas instituições, entre 2020 e 2022, com o uso do serviço;
>> 683.315 ligações completadas, de 2020 a 2022;
>> Serviço inteligente, com os mais atualizados requisitos de segurança e transparência na realização de ligações. Isto é, não exige nenhuma configuração diferente para realização de ligações, sejam elas internas ou externas;
>> Não se preocupe com questões técnicas: processo de implantação e suporte garantido pela RNP;
O que é VoIP?
A tecnologia VoIP permite a transmissão de voz e comunicações em tempo real através de redes IP (redes de computadores baseadas no Protocolo da Internet). Ao invés de utilizar circuitos dedicados, como ocorre nas redes telefônicas tradicionais, o VoIP converte a voz em dados digitais e a transmite por meio de infraestrutura de rede. Ou seja, o Fone@RNP é ligado ao backbone da RNP, o que garante alta disponibilidade.
Como aderir ao serviço
Se sua instituição ainda não aderiu ao serviço, faça contato com a área de informática e sugira o Fone@RNP. Agora, se você é o Gestor de TI, acesse o NasNuvens e solicite a adesão. Depois que o serviço estiver implantado, basta configurar os ramais, físicos ou digitais, fixos ou móveis, e realizar as ligações.
Você sabia?
O Fone@RNP é fruto de um Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, submetido pelo LabVoIP, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ), entre 2002 e 2004.
Desde 2002, a RNP desenvolve projetos colaborativos com a comunidade acadêmica. Saiba mais sobre essa e outras boas ideias que se transformam em serviços consolidados e hoje são disponibilizados para instituições que fazem parte do Sistema RNP.