Programa Internet Brazil
RNP executes the Federal Government program created through a provisional measure in December 2021, which had the text sanctioned and became law 14.351/22 at the end of May 2022. It will deliver, free of charge, mobile broadband chips to thousands of students enrolled in basic education in the public education network registered in the CadÚnico.
O papel da RNP
A RNP é executora do programa e, para a primeira fase, montou uma equipe multidisciplinar responsável por desenvolver, integrar e implementar o Internet Brasil. O trabalho é coordenado pela equipe de soluções, mas também conta com a área de compras, contratos e suprimentos para contratar fornecedores, como logística, fabricação dos chips e fornecimento do pacote de dados; um time que desenvolve a plataforma de gestão do projeto pensando na melhor usabilidade para o usuário; profissionais de marketing, comunicação e atendimento, que se comunicam com o público do projeto; entre muitos outros. Todas essas entregas vão compor no futuro a transferência de conhecimento para o Ministério das Comunicações (MCom), que é responsável pelo programa.
Sobre a
Prova de Conceito (PoC)
O Internet Brasil será implementado de maneira gradual, sendo a primeira fase a Prova de Conceito (no inglês, PoC), que pretende distribuir chips com serviço de dados (internet) em seis municípios do Nordeste: Caicó (RN), Campina Grande (PB), Caruraru (PE), Juazeiro (BA), Mossoró (RN) e Petrolina (PE). O programa é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), com apoio do Ministério da Educação (MEC).
Números da PoC
Tecnologia adotada
Os alunos receberão chips neutros (e-SIM Cards), o que possibilitará remotamente a RNP definir a operadora a ser utilizada. Dessa forma, o programa não ficará dependente de uma empresa contratada (e, por consequência, do seu chip), podendo se conectar à rede 3G e 4G mais adequada em cada região.