SIG 2024 debate integração entre as estratégias de inovação tecnológica para promover ambientes mais dinâmicos e seguros no ensino superior
As mais recentes tendências e inovações tecnológicas que estão transformando os cenários educacional e administrativo das instituições de ensino superior no Brasil foram o tema central das apresentações e debates do SIG 2024 "Estratégias Integradas na Era Digital: Gestão de Identidade, Educação Conectada e Inovação em Nuvem", realizado durante todo o dia de hoje (26/8), em Brasília.
O encontro, em formato híbrido, reuniu gestores de TI de Institutos e Universidades Federais, reitores e pró-reitores, especialistas em tecnologia educacional e profissionais de infraestrutura de TI e segurança da informação com o objetivo de explorar como a gestão de identidade digital, a conectividade avançada e as soluções de nuvem podem ser integradas de maneira eficaz para promover um ambiente educacional mais dinâmico, seguro e inovador.
“Estamos em um momento de transformação, novas ofertas e visão integrada. Na RNP, estamos passando por um processo de revisão com relação à atuação e também à forma de trabalho. Cada vez somos mais exigidos e é normal que isso aconteça, por isso é necessária uma visão de sustentabilidade, de novos modelos de negócios e a escala é muito importante também para que consigamos ofertas interessantes para nossa comunidade. Isso está sendo tangibilizado aqui um pouco pelas apresentações no SIG. Pela manhã, vimos a importância de pensarmos naquilo que são as buzzwords do momento. Todo mundo fala sobre IA, mas não é só ChatGPT, pensar também em IA como uma forma importante para otimizar nossas ofertas de serviços, as integrações que já vêm trazendo benefícios muito importantes em políticas públicas. Vimos o case da UnaSUS e outros importantes para a nossa comunidade. Programas como o Conecta Rede com os Institutos Federais e toda Rede Federal sendo beneficiada, trazendo também um alavancamento muito importante em benefícios de novos produtos e novas ofertas e, principalmente, novos modelos de negócios sustentáveis. Isso é muito importante. A visão de investimento é crítica, mas, no ‘Dia D + 1’ precisaremos pensar na sustentabilidade desse investimento. Essa visão conjunta de uma rede, como o sistema RNP, é fundamental”, destacou o diretor-executivo de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.
A programação do SIG 2024 contou com a apresentação cases de implementação de tecnologias inovadoras em instituições de ensino como UnaSUS, UFRS, desafios e impactos da Gestão de Identidade, Segurança da Informação, evolução das infraestruturas de TI, novos serviços ofertados pela RNP e foi encerrada com uma palestra sobre a parceria entre RNP e MoreNET (rede acadêmica de Moçambique), no sentido da criação da CAFMoz, comunidade federada semelhante à CAFe que facilitou o acesso ao conhecimento para pesquisadores e estudantes.
No discurso de encerramento do evento, Antônio ressaltou a importância do canal aberto para diálogo entre os representantes das instituições e a RNP, em prol do avanço das infraestruras de TIC da comunidade de ensino e pesquisa.
“Um ponto importantíssimo que precisamos chamar atenção é a importância do feedback que vocês trazem nessa conversa do SIG, que não e um monologo. Muito importante, também, abrirmos esse canal e mantermos vivo com as nossas instituições para que vocês possam trazer as reais necessidades e prioridades da nossa comunidade. Gestor de TI é fundamental sempre para que as coisas aconteçam, para que possamos aprimorar nossos serviços”, concluiu.
Sobre o SIG
Criado em 2015, o SIG utiliza a troca de experiências com a comunidade como insumo para desenvolver ou evoluir novos produtos e serviços na RNP.
Assista ao evento na íntegra: