Serviço de Suporte
à e-Ciência
O Serviço de Suporte à e-Ciência atua, através de seus especialistas, interagindo com pesquisadores e instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação para auxiliar no acesso e uso da computação de alto desempenho, transmissão, análise e armazenamento de grande volume de dados científicos.
O que o serviço oferece
Suporte e orientação para a melhoria no desempenho de redes de computadores, para viabilizar transferências de grande volume de dados
Auxílio na detecção e solução de problemas de movimentação de dados científicos
Suporte e orientação para a contratação e uso de recursos para computação de alto desempenho (HPC)
Gestão de projetos de PD&I para o desenvolvimento de soluções sob medida para cada demanda de e-Ciência
Casos de Uso do Serviço
Desenvolvemos o Ambiente de Movimentação de dados com Alto Desempenho, que conecta pesquisadores de grandes instituições brasileiras aos centros de computação avançada do LNCC e SENAI-CIMATEC para movimentação de dados científicos.
Atendimento a pesquisadores que proporcionou aumento de 10x na conectividade do seu laboratório com a rede do LHCONE (Large Hadron Collider Open Network Environment).
Atendimento à comunidade de astronomia brasileira para permitir que explorem os dados gerados pelo observatório astronômico Vera Rubin Observatory (LSST).
Apoio à pesquisadores que proporcionou redução de 3x no tempo de transferência de dados genômicos de repositórios internacionais para o Supercomputador Santos Dumont em Petrópolis/RJ.
Como Utilizar o Serviço
Hoje, quem pode usar nosso serviço são Instituições de educação e pesquisa, grupos de pesquisa, pesquisadores e empresas inovadoras que realizam colaborações científicas ao redor do mundo e necessitem de uso intensivo de recursos computacionais, processamento e transmissão de dados em seu cotidiano para fazer ciência.
O atendimento é realizado através de contato pelos canais de atendimento da RNP (atendimento@rnp.br)
O atendimento inicial para diagnóstico do problema está coberto pelo pacote básico da adesão ao Sistema RNP. Pode existir um custo adicional de acordo com a solução desenvolvida.
Saiba mais sobre o serviço
Se você é cientista e tem o desafio de acessar repositórios internacionais, enviar e receber um grande volume de dados (na ordem de terabytes mensais), necessita realizar o processamento de dados experimentais utilizando computação de alto desempenho em outras instituições, ou seja, se você realiza ciência de forma colaborativa, utilizando infraestrutura distribuída, com parceiros no Brasil ou no exterior, você é um candidato forte para usar o serviço de Suporte à e-Ciência.