Política de Inovação Educação Conectada (PIEC)
O projeto tem por objetivo conectar as escolas da educação básica à infraestrutura da RNP, em parceria com os estados, municípios, provedores regionais e instituições do terceiro setor.
A iniciativa é uma parceria entre MEC e MCom visando a utilização da infraestrutura dos projetos Norte e Nordeste Conectados em benefício da universalização do acesso à internet em alta velocidade, fomentando o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
O papel da RNP
A RNP é executora do Projeto Piloto da Política de Inovação Educação Conectada (PIEC), para interiorização das redes de educação, em parceria com os estados e provedores regionais. O trabalho consiste em conectar as escolas de educação básica à infraestrutura da RNP, via fibra óptica, proporcionando um melhor acesso à internet e permitindo atender a comunidade escolar com redes de alta velocidade (a partir de 100 Mb/s), para dessa forma, promover a transformação digital na educação básica.
Sobre o
projeto-piloto
O projeto-piloto da Política de Inovação Educação Conectada é uma iniciativa liderada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com os Estados e os provedores regionais. Além de oferecer acesso à internet de alta velocidade por fibra óptica, o projeto ainda oferece acesso à rede sem fio Wi-Fi com segurança, gerenciamento em nuvem e disponibilidade de sinal.
Tecnologia adotada
Uma das soluções tecnológicas adotadas é a Meraki Full Stack, da Cisco, uma arquitetura completa de rede gerenciada 100% na nuvem, que inclui tecnologia sem fio, switching, segurança (UTM), tudo de forma centralizada por meio de um painel de controle cloud.
Depoimentos de parceiros
Notícias Educação Conectada
Marcos do Projeto
Janeiro de 2020
Prospecção de tecnologia e seleção de fornecedores e parceiros para o projeto.
Agosto de 2020
Chamamento público para estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica com provedores parceiros locais para construção conjunta e compartilhamento de informações.
Agosto de 2021
Início da implantação de conexão e redes Wi-Fi internas em escolas no âmbito do projeto.
Fevereiro de 2022
Início da operação das conexões e redes internas nas escolas com atendimento integrado da RNP.
Fevereiro de 2025
Término da operação e manutenção das escolas.