Desafio CT-Mon 2020
Desafio CT-Mon 2020
A RNP, por meio do seu Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), convida grupos de pesquisa com experiência em Redes de Computadores e áreas afins, incluindo o desenvolvimento de sistemas baseados em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a apresentar propostas para conceber, desenvolver, executar e implementar uma nova plataforma avançada para coleta e compartilhamento de dados de medições de rede.
Através do processo de seleção definido no documento Desafio CT-Mon 2020 (abaixo), buscamos a identificação de uma equipe para formar um Grupo de Trabalho (GT) visando atender uma entrega cujo objetivo principal é: projetar e implementar uma plataforma com operação automatizada para coleta de medições, seguindo as melhores práticas (p.ex., DevOps e Infra as Code, IaC), empregando componentes e sistemas abertos, seguros, confiáveis, robustos e resilientes para um serviço de coleta, anonimização, organização, armazenamento e compartilhamento de dados da Rede Ipê para fins de pesquisa, engenharia e segurança, aderente à legislação vigente (e.g. Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD) e às políticas de segurança da RNP.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail desafio-ct-mon-2020@rnp.br.
Desafio CT-Mon 2020 - Modelo (template) para submissão de proposta
Mais Programas de P&D
Desafio RNP e Microsoft em Inteligência Artificial
A RNP lançou, em parceria com a Microsoft, o Desafio de P&D em Inteligência Artificial (IA), com o objetivo de explorar tecnologias, além de gerar conhecimento nas temáticas propostas pelos comitês técnicos da RNP.
4ª Chamada Coordenada BR-UE em Tecnologias da Informação e Comunicação
A RNP e a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), selecionaram seis projetos, relacionados a Internet das Coisas (projetos-piloto), Computação em Nuvem e Redes 5G.
Chamada Conjunta RNP-NSF para Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Segurança Cibernética
A RNP, em parceria com a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, selecionaram cinco projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica sobre segurança cibernética, com duração de dois anos.