Programas de P&D
Rede de e-Ciência
A Rede de e-Ciência é uma linha de ação financiada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no escopo do Programa Conecta, supervisionado pela secretaria-executiva do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executada pela RNP.
A Rede será uma nova infraestrutura dedicada a centros de pesquisa que atuam com “big science”, ou seja, possuem requisitos avançados de processamento, análise, transmissão e armazenamento de grandes volumes de dados. Esta rede de atenderá a um seleto grupo de organizações e contará com políticas e serviços especializados para grandes fluxos de dados científicos. Com o objetivo de implantar uma rede segura de alto desempenho com políticas e serviços especializados para grandes fluxos de dados científicos, esta linha de ação é dedicada à integração de centros nacionais de pesquisa, incluindo centros de supercomputação, laboratórios multiusuários e infraestruturas de pesquisa.
Em março de 2024, a RNP lançou um edital que selecionou 5 (cinco) novas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) que serão atendidas pela Rede de e-Ciência: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Embrapa, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de Goiás (UFG).
Essas instituições selecionadas receberão atualização da conectividade para a capacidade mínima de 100 Gb/s, consultoria em engenharia de desempenho de redes, consultoria em segurança da informação para diagnóstico e avaliação de riscos cibernéticos, entre outros serviços especializados.
Já fazem parte da Rede de e-Ciência o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), SENAI-CIMATEC e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE) e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), cuja conexão à nova rede está em andamento como resultado do projeto predecessor “eCiber”.
Projetos selecionados
Rede de Repositórios de Dados de Pesquisa
Objetiva fomentar a estruturação de uma rede nacional de repositório de dados de pesquisa, em parceria com o IBICT e o CNPq.
Ambiente de movimentação de dados com alto desempenho para ICTs
Objetiva a construção de um ambiente de movimentação de dados com alto desempenho e segurança, interligando os sistemas de supercomputação do LNCC e SENAI-CIMATEC ao CENPES.