Cinemas em Redes exibe “Auto de Resistência”

Categoria
- 13/09/2018

Neste mês de setembro, o Cinemas em Rede exibe o longa-metragem ‘Auto de Resistência’. A produção, que tem direção assinada por Lula Carvalho e Natasha Neri, será exibida no dia 20 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h. A edição contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis instituições federais brasileiras. A entrada é gratuita.

O título da produção, que foi lançada em junho deste ano, faz referência às mortes de civis provocadas por policiais que alegaram legítima defesa. Nesse contexto, o filme, premiado como melhor longa-metragem pelo ‘‘Festival É Tudo Verdade 2018’’, aborda a maneira com que essa realidade afeta o cotidiano dos moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

De acordo com dados da Anistia Internacional, entre os anos 2010 e 2013, 1.275 pessoas foram vítimas de execuções extrajudiciais por parte da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Com base nesses dados e nos mais recentes casos que alcançaram repercussão nacional, o documentário traz um panorama dos embates judiciais provenientes desses assassinatos.

Após a sessão, a diretora Natasha Neri estará presente no Cine Arte UFF da Universidade Federal Fluminense para participar do debate que contará também com a participação de Klarissa Platero, do Departamento de Segurança Pública, do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC), da UFF.

O debate será transmitido em tempo real e contará com a participação de outros cinemas e exibidores universitários do Brasil: Cine Aruanda (Universidade Federal da Paraíba), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espírito Santo), Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás) e CineUFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

O evento é mais uma edição do Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à RNP, criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira. Ainda em 2018 será lançada uma chamada de qualificação para levantamento da situação dos exibidores nas universidades e institutos federais, e subsidiar a expansão da rede pelo Brasil.