Demonstração da Rede eCiber movimenta dados com taxas acima de 90Gb/s
A rede eCiber é uma infraestrutura de alta velocidade que está sendo implementada pela RNP para atender a centros de supercomputação e laboratórios nacionais de pesquisa, que precisam de uma estrutura de alto desempenho para transferências massivas de dados. No Fórum RNP a rede que possui enlaces de 100Gb/s teve sua primeira demonstração pública, movimentando dados entre as cidades de Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) com taxa acima de 90Gb/s já nessa apresentação.
Iniciado em abril de 2022, o projeto eCiber prevê a construção de uma rede de alto desempenho com serviços e políticas de segurança diferenciadas e sob medida para aplicações científicas. O projeto está em fase de implantação para atender inicialmente a três instituições: Senai-Cimatec, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A iniciativa tornou-se viável a partir da renovação do backbone da RNP, que agora tem a possibilidade de implantação de múltiplos canais de 100Gbps. Dessa forma, a nova rede científica vai poder oferecer conectividade com garantia de largura de banda e melhor experiência do usuário. Outro motivador é a crescente interdependência entre redes acadêmicas (NRENs) e Infraestruturas de Pesquisa, em especial aquelas capazes de gerar quantidades massivas de dados que dependem de computação de alto desempenho (HPC) para serem processados.
Está previsto no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) a expansão da rede para mais 12 centros de pesquisa, passando a se chamar Rede de e-Ciência.