Fórum RNP: Como tornar a IA mais ética e transparente?
Autora e pesquisadora, Dora Kaufman abordará implicações práticas da inteligência artificial e seus limites
Ao extrapolar a área tecnológica e os corredores das universidades, sendo amplamente usada nas mais diversas áreas de trabalho, entretenimento e lazer, a inteligência artificial (IA) deixou de ser um tema meramente técnico. Atualmente, há um grande debate sobre os impactos éticos e sociais do uso dessa tecnologia. No Brasil, Dora Kaufman lidera essas discussões no âmbito acadêmico e na literatura. A especialista é presença confirmada no Fórum RNP 2024, que acontece em Brasília, de 27 a 29 de agosto.
Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), doutora em Mídias Digitais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pela Université Paris Sorbonne IV, Kaufman tornou-se voz pública reconhecida no assunto ao expor suas ideias em dois livros que trazem o lado prático da IA: A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? (2019) e Desmistificando a inteligência artificial (2022).
“Oito anos atrás, pensei que a IA mudaria o mundo e, por isso, resolvi me dedicar ao estudo dessa tecnologia. Em paralelo aos impactos éticos da IA, preciso estudar a própria tecnologia. Entender como funcionam os sistemas e os modelos de IA me parece imprescindível para avaliar seus reais impactos sociais”, afirma a autora.
Em sua obra, a especialista explica que, assim como o carvão, a eletricidade e a computação, a IA tem o poder de reconfigurar a economia e a sociedade porque a matriz principal de seu funcionamento são os dados. Para ela, isso leva a cuidados maiores em razão da massiva automatização gerada por essa tecnologia, o que traz a necessidade de controle regulatório para os efeitos éticos e sociais não se tornarem preocupantes.
“Um dos principais desafios é o letramento em IA. A tecnologia e seus modelos são relativamente complexos e adotá-los, de forma responsável, requer um conhecimento de sua lógica e funcionamento. Os gestores precisam se capacitar para interagir apropriadamente com os fornecedores de soluções de IA”, defende.
De acordo com Kaufman, saber escolher a melhor solução, fazer as perguntas certas, avaliar riscos e como mitigá-los, usar a tecnologia nas atividades em sala de aula e na gestão de qualquer instituição são alguns dos componentes que adicionam complexidade à IA.
Para sua palestra no Fórum RNP, em 27 de agosto, a expectativa da pesquisadora brasileira é trazer o debate ético e social da IA também para o campo da educação, explorando como estudantes e professores podem se apropriar da inteligência artificial de forma consciente.
“Há, sem dúvida, benefícios e pontos de atenção em torno da adoção dessa tecnologia na educação. Quero contribuir de forma significativa para o entendimento e uso estratégico da IA”, reforça.
Como se inscrever no Fórum RNP
Dora Kaufman será uma das principais vozes do Fórum RNP, que terá outros palestrantes sobre IA e vários especialistas referências em tecnologia e educação. Para se inscrever no evento de forma gratuita e acompanhar online as palestras, basta acessar o site oficial, fornecer dados pessoais e confirmar sua participação. Quem quiser comparecer no evento, no hotel Royal Tulip, em Brasília, precisará efetuar o pagamento das inscrições. Confira mais detalhes aqui.